INTEGRAÇÃO

Objeto foi enterrado no campus Darcy Ribeiro, próximo ao RU, com cartões escritos pela comunidade sobre o que anseiam para os próximos anos

Estudantes registraram suas mensagens para serem enterradas junto com a cápsula. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Como será a nossa Universidade daqui a cinco anos? Projetar juntos o que queremos pode ser o caminho para construir uma UnB cada vez melhor. E foi com essa ideia que o projeto UnB Places e a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA) desenvolveram uma cápsula do tempo, na qual foram depositadas fotos e notícias de jornais atuais e mensagens da comunidade acadêmica com perspectivas para o futuro da instituição. A iniciativa integra as comemorações dos 55 anos da UnB.

Enterrado na tarde desta segunda-feira (4), nas proximidades do Restaurante Universitário (RU), o artefato, produzido pelo espaço de fabricação digital ZeroZeroZero, trazia cem cartões de estudantes, professores, técnicos administrativos e terceirizados, que puderam escrever sobre como a UnB os transformou, sobre seus desejos para os anos seguintes e sobre como podem colaborar para os rumos que a Universidade tomará.

A estudante de Jornalismo Emília Félix, integrante do UnBPlaces, acredita que ação contribui para construção da história da UnB. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

“A ideia é desenterrar tudo isso daqui a cinco anos – em 2022 – e ver se realmente as expectativas de cada um foram atendidas”, explica a estudante de Jornalismo e integrante do grupo UnB Places, Emília Félix.

O ano programado para a abertura da cápsula é o mesmo em que a UnB completa suas seis décadas de existência. Segundo a coordenadora de Arte e Cultura da DEA, Camila Carvalho, o ato simbólico foi pensado para estimular a comunidade acadêmica a se envolver e se identificar mais com a Universidade.

“Nós reconhecemos a importância dessa ideia por celebrar a história da UnB de uma forma bastante participativa. Isso tem muito valor do ponto de vista de institucional”, afirma.

Matheus Soares, estudante do curso de Letras, não hesitou em colaborar com a iniciativa. “Espero que daqui a cinco anos a UnB seja mais inclusiva e que a educação melhore mais a cada dia”, projeta.

O estudante Matheus Soares deixou sua mensagem e nome registrados na cápsula do tempo. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

CONVIVÊNCIA – A ação inclui ainda a revitalização da área onde a cápsula foi enterrada, tornando o local, que já conta com grande circulação de pessoas diariamente, um espaço de convivência da comunidade.

Tendo isso em vista, a Associação dos Docentes da UnB (ADUnB) contribuiu com recursos para a realização de uma oficina de customização em paletes de madeira, na última sexta-feira (1º). A ideia era produzir mobiliários urbanos a serem deixados na área da intervenção. Além da ADUnB, a loja 2u2 Store e o coletivo Comboio Percussivo também participaram do ato.

O QUE É – Idealizado em 2014 por estudantes de graduação da Universidade, o projeto UnB Places promove ações por meio das redes sociais para expandir os conhecimentos de calouros sobre a Universidade e estimular os veteranos a explorarem melhor o espaço acadêmico. O projeto da cápsula do tempo marca a última atividade do grupo, que fará uma pausa por tempo indeterminado.