ARTE

Projeto de extensão da UnB trabalha a iniciação musical. Repertório de concerto comemorativo homenageou o compositor Gilberto Gil

O idealizador do projeto, professor Ricardo Freire (direita), apresentou-se com seus filhos no concerto comemorativo de 15 anos do MPC. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Na noite do último dia 28 de junho, a Orquestra Juvenil da UnB apresentou ao público reunido no auditório da ADUnB repertório de clássicos infantis do compositor baiano Gilberto Gil. O concerto de encerramento deste semestre foi especial porque comemorou também os 15 anos do projeto de extensão Música para Crianças (MPC). Os jovens músicos que se apresentaram são participantes do programa, criado em 2002 pelo professor do Departamento de Música Ricardo Freire.

No início, o projeto atendia 14 meninos e meninas curiosos. Hoje, possui 60 instrutores e atende cerca de mil crianças. Os pequenos podem ser matriculados a partir dos seis meses de vida. Nesse estágio, recebem estímulos sonoros, sempre acompanhados por seus pais. "O contato inicial com a música é um fator positivo que aproxima pais e filhos”, considera Freire.

Aos três anos de idade, os aprendizes têm o primeiro contato com os instrumentos musicais, ainda de forma individualizada. A partir dos quatro anos, devidamente apresentados a instrumentos de cordas, de sopro e de percussão, as crianças passam a receber aulas coletivas e a serem incentivadas a tocar na orquestra do projeto.

O violoncelista Athos Triana tem 12 anos, começou aos cinco e não quer largar a música nunca mais. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

TALENTOS  A dinâmica é baseada na metodologia de aprendizagem desenvolvida por Shinichi Suzuki, músico japonês que descobre novos talentos. Athos Triana, violoncelista de 12 anos, é um dos jovens prodígios do MPC. Desde os cinco, ele participa do projeto. “Eu era bem pequeno quando minha mãe me trouxe pela primeira vez. Me apaixonei e nunca mais pretendo abandonar a música”, diz.

Outro talento juvenil é Vitoria Ribeiro. Ela tem 15 anos e iniciou na música aos oito. É no violino que ela desenvolve toda a sua potencialidade musical. “O projeto me sensibilizou e me abriu as portas para a música. Pretendo me aplicar e ser uma grande musicista”, sonha.

Ambos se apresentaram na noite de gala do projeto. Sítio do pica-pau amarelo e A bruxa de mentira, composições de Gilberto Gil, fizeram parte do repertório. O professor Ricardo Freire explicou a escolha do artista como referencial de estudo para os jovens musicistas neste ano. “Gil foi eleito pelos professores do projeto por ser um músico que sempre soube representar o universo infantil. Ele lida, com extrema sensibilidade, com os aspectos da natureza humana."

Como forma de retribuição à homenagem prestada pelos estudantes do projeto musical da UnB, Gilberto Gil gravou o vídeo abaixo.

PIONEIRA A primeira aluna do projeto Música para Crianças também foi homenageada na cerimônia. A bailarina Vitoria Miotto hoje mora em São Paulo. Na época, a menina começou a tocar piano por iniciativa do pai, então professor de Física na UnB. “Guardo ótimas lembranças do tempo em que estudei aqui. Comecei com sete anos e, desde então, a música faz parte da minha vida”, declara.