COMUNIDADE

Por meio de palestras, oficinas e outras atividades, eventos discutem temas como ecologia, preservação e sustentabilidade

No início deste mês, a Universidade de Brasília sedia eventos relacionados à Semana Nacional do Meio Ambiente. Até domingo (4), o Centro UnB Cerrado, em Alto Paraíso de Goiás, promove mesas-redondas, minicursos e mostras culturais para abordar temas relacionados à preservação do cerrado, à utilização consciente da água e ao turismo ecológico, entre outros.

A programação completa pode ser acessada na página do evento no Facebook. A participação é gratuita, mas as vagas são limitadas. Interessados devem se inscrever pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

De segunda (5) a quarta-feira (7), o Centro de Desenvolvimento Sustentável (CDS) é que apresenta programação especial. Sob o tema Tendências em Sustentabilidade, oficinas, rodas de conversa e exposições buscam atrair o público. "O objetivo dessa ação é provocar a reflexão e a discussão crítica sobre sustentabilidade, no cerrado brasileiro e no mundo”, diz a professora Izabel Zaneti, coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade da UnB e uma das organizadoras do evento.

Representantes da Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal (Semarh), da Embrapa e do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) participam de debates. Na terça-feira (6) à tarde, a programação do CDS se insere nas atividades do Fórum Internacional sobre a Amazônia, evento que também acontece na UnB, entre os dias 6 e 9 de junho.

As inscrições na Semana do Meio Ambiente do CDS podem ser feitas pelo Sistema de Extensão (Siex) da UnB. Na área de busca, o interessado deve pesquisar por Semana de Meio Ambiente e escolher a atividade da qual deseja participar. Todas são gratuitas e abertas às comunidades acadêmica e externa. A página do evento no Facebook orienta o público sobre como realizar o cadastro no Siex.