EXTENSÃO

Projeto vinculado ao IREL leva a alunos de escolas públicas temas presentes em conferências das Nações Unidas. A cada semestre, estudantes da UnB podem se candidatar para atuação voluntária

Equipe de voluntários do primeiro semestre de 2017. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Apresentar a crianças da rede pública de ensino do Distrito Federal a vivência de valores presentes no programa da atuação das Nações Unidas, tais como respeito, amizade e preservação do meio ambiente. Esse é o objetivo do projeto AMUN Kids. Vinculado ao Instituto de Relações Internacionais (IREL) da Universidade de Brasília, a iniciativa existe desde 2005 e é tocada, em grande parte, pela atuação voluntária de estudantes universitários.

A atividade é inspirada no Americas Model United Nations (AMUN), atividade extracurricular na qual os estudantes assumem papéis de chefes de estado e outras figuras notórias, em uma série de simulações de comitês e outros organismos internacionais e nacionais.

O tema de 2017 do AMUN Kids é empatia e amizade. A intenção é enfatizar a importância desses valores, além de incentivar o pensamento crítico, perceber e debater o papel de cada indivíduo como agente transformador da realidade. O conteúdo é trabalhado por meio de planos de aula voltados para a temática, ligados a outros tópicos como sustentabilidade, respeito às diferenças e preservação do meio ambiente.

A estudante Ângela Castro está no terceiro semestre de Relações Internacionais e escolheu ser voluntária no AMUN Kids pela segunda vez. “É um projeto bem interessante, te apresenta outras realidades de vida, além da interação com as crianças. De certa forma, acontece uma troca de aprendizado, nós ensinamos e somos ensinados pelos alunos”, diz.

A aluna acrescenta, ainda, como a oportunidade pode ser emocionante, além de educativa. “No final do semestre, vivi uma experiência marcante. Na despedida, um aluno deficiente me abraçou e disse que, pela primeira vez, alguém tentou conversar com ele sem diferenciá-lo.”

Para ser voluntário, o aluno precisa estar matriculado em qualquer curso da Universidade e passar pelo processo seletivo do projeto, que envolve um questionário e o fornecimento de dados pessoais. Ao final do semestre, os estudantes recebem certificado de voluntariado de 36 horas.