SERVIÇOS

Atividades da unidade localizada no prédio Multiuso 1 serão encerradas nesta segunda-feira (20). ECT comunicou decisão à Universidade no início do mês

20 de março é último dia de atividades da agência dos Correios no campus Darcy Ribeiro. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Na próxima segunda-feira (20), a agência dos Correios localizada no prédio Multiuso 1, do campus Darcy Ribeiro, encerrará suas atividades. O comunicado de finalização do contrato de permissão de uso do espaço foi feito à administração central da UnB no início de março. A unidade funciona ali há 40 anos.

Segundo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), a instituição passa por reestruturação. Sendo assim, as unidades próximas umas das outras serão unificadas. Na EQN 204/404 Norte há uma agência.

ALTERNATIVAS – Tendo em vista o fechamento das caixas postais alocadas na agência, a Coordenação de Protocolo (COP/ACE) entrou em contato com as unidades administrativas e acadêmicas da Universidade para encontrar novas soluções. Hoje, há 66 caixas postais. Aos setores que desejam manter o serviço foi sugerida a mudança para a agência da 204 Norte. A Coordenação de Protocolo, localizada no subsolo do prédio da Reitoria, fará o recebimento das correspondências das caixas que forem extintas.

“Faremos a identificação das correspondências, separação e entrega nos escaninhos do protocolo”, explica Cláudia Almeida, coordenadora de Protocolo. “As pessoas designadas em cada unidade deverão vir aqui, em vez de ir à agência dos Correios, buscar as correspondências”, diz.

Essa atividade já era desempenhada pelo Protocolo. O que muda é o volume das correspondências, tendo em vista as caixas postais que forem descontinuadas. “Foi realizado contato com essas unidades buscando identificar a necessidade de manter as caixas postais ativas, mas a maioria dos contratos se encerram nesta sexta-feira (17)”, explica Rodrigo de Freitas, diretor do Arquivo Central.

A coordenadora Cláudia Almeida destaca a importância de ser divulgado o endereço postal correto da Universidade: Campus Universitário Darcy Ribeiro, Brasília-DF, CEP 70910-900. Além disso, o remetente precisa especificar a unidade de destino. “É muito comum recebermos correspondências que informam apenas o campus como destinatário. A UnB é enorme. É impossível saber para onde essa postagem deve ir. Acaba que é enviada de volta para o remetente", conta.

Para demandas pessoais, a sugestão é procurar a agência mais próxima, localizada na EQN 204/404 Norte, lote B, com funcionamento de segunda a sexta-feira das 9h às 17h.

“Estamos em contato com os Correios para identificar o encaminhamento mais adequado e que possa minimizar os prejuízos decorrentes do encerramento da agência”, afirma Rodrigo de Freitas.

Em caso de dúvidas, a sugestão é buscar orientação na Coordenação de Protocolo ou na Direção do Arquivo Central, pelos ramais 0288, 0289 ou 5801 e e-mails Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..