MEMÓRIA

Criado na década de 1960 por recomendação da Unesco, centro é referência na detecção de terremotos no país

Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Observatório Sismológico (SIS) acaba de completar 50 anos. Referência na detecção de terremotos no país, a Sismologia na UnB foi concebida longe do Brasil, como lembra o professor aposentado da Universidade José Alberto Vivas Veloso. "Em 1963, a Unesco recomendou a criação de centros sismológicos na América Latina".

>> Observatório Sismológico completa 50 anos (UnBTV)

>> Observatório Sismológico é referência nacional na detecção de terremotos

Professor José Alberto Vivas Veloso lança livro que conta parte da história da Sismologia na UnB Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

O geólogo ajudou a criar o Observatório Sismológico na década de 1960 e reuniu em livro parte de suas memórias. Em A sismologia na Universidade de Brasília, ele lembra o papel de pioneiros, como o do geólogo Patrick Willmore e do engenheiro Joffre Mozart Parada na implantação do sistema sismográfico na região.

“Willmore idealizou a expedição à Brasília e Joffre Parada criou as condições para que ela acontecesse. Em 1967, o geólogo Jesus Antonio Berrocal veio ao Brasil como chefe da expedição", conta o docente.

Para celebrar a data, estudantes e professores se reuniram, no mês de outubro, no auditório Roberto Salmeron da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, momento em que se falou sobre os avanços e desafios na área.

Mônica Huelsen agradece parceria do IG e de toda a equipe do SIS Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

“Hoje temos 80 estações espalhadas pelo Brasil em parceria com outras instituições”, contabiliza a professora Mônica Huelsen, chefe do Observatório. A pesquisadora destaca o aumento na detecção de tremores de terra nos últimos seis anos e também da produção científica nesse campo de estudos. “De 2010 a 2012, foram registrados 157 eventos sísmicos no país. De 2014 a 2016, 674".

"Estamos colhendo os frutos do trabalho desenvolvido ao longo dos anos por toda a equipe do Observatório Sismológico e do Instituto de Geociências", observa a diretora do IG, Márcia Abrahão. O reitor Ivan Camargo aponta a necessidade de diminuir a burocracia para aquisição de equipamentos. "A burocracia atrapalha muito o trabalho de pesquisa", critica.