EXTENSÃO

Atividades terão como tema perspectivas para o futuro



O Instituto de Geociências (IG) realizará palestras, minicursos, distribuição de canecas para inscritos e venda de livros durante a Semana Universitária, de 24 a 27 de outubro. Ao todo serão oito palestras e nove minicursos abertos à comunidade, mas principalmente aos alunos de Geologia, Geofísica e Ciências Ambientais.


Um dos minicursos promovidos pelo IG é sobre recuperação de áreas degradadas por mineradoras no cerrado. O palestrante é Rodrigo Studart Corrêa, professor da Faculdade de Planaltina e especialista em solos degradados pela Universidade de Dresden, na Alemanha. Nesta segunda, 24, o professor iniciou suas atividades explicando alguns conceitos sobre o assunto. A recuperação de áreas degradadas (RAD) começou há 30 anos e se enquadra como uma prática, por isso tenta se firmar como ciência.


Os impactos da mineração são fortes no ambiente ecológico, ambiental, social, cultural, econômico e religioso. Devido a isso é importante a restauração, pois ela recupera a cobertura vegetal, biomassa e ciclos.


Para participar dessa e de outras atividades da SemUni, basta ir ao site e fazer inscrição. O IG fica localizado no campus Darcy Ribeiro, no ICC, Ala Central.