ARTE

Mostra reúne artistas e promove festa aberta ao público. Ingressos podem ser trocados, antecipadamente, por um quilo de alimento não perecível

Foto: DEA / Divulgação

Nesta sexta-feira (7), o Setor de Diversões Sul (SDS) será palco para 65 artistas, que irão se reunir em uma Mostra de Performances com o tema Pós-apocalipse. São 30 performances que se apresentarão simultaneamente e em looping durante 2 horas, em espaços mapeados na praça central e nos subsolos do SDS. A trilha sonora será produzida ao vivo pelos músicos Eufrásio Prates, Lúcio de Araujo e Ramiro Galas, conduzidos pelo maestro Jorge Antunes.

A Mostra se inicia às 21h e será seguida por uma festa, com início previsto para as 23h59. A entrada para o evento é mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. A troca pelo ingresso pode ser realizada antecipadamente na Diretoria de Esporte, Arte e Cultura da Universidade de Brasília (DEA/DAC), localizada no campus Darcy Ribeiro (ICC Sul, ao lado da Caixa Econômica Federal) ou na Faculdade Dulcina de Moraes.

Essa é a 14a edição do projeto de performances da DEA, o Tubo de Ensaios. Vanguardista, o Tubo é referência na área da performance no Distrito Federal e em todo o país, tendo contribuído para a fundamentação de vários grupos de teatro brasilienses. O projeto acontece anualmente e aborda a transdisciplinaridade como possibilidade de estimular a criação e divulgação de trabalhos artísticos produzidos por membros da comunidade universitária e artistas locais. Realizado em um processo coletivo, o intuito principal é contribuir para o desenvolvimento de poéticas contemporâneas inovadoras, formando plateias, ocupando espaços públicos e colaborando, por meio de transformações poéticas, para novas leituras artísticas e espaciais.

Neste ano, o Tubo é resultado de uma parceria entre a UnB, a Faculdade Dulcina de Moraes, o Latitude 15 e o Movimento Dulcina Vive. O tema de 2016, Pós-apocalipse, faz alusão à primeira edição do projeto, que em 2001 trabalhou o conceito do Apocalipse. Agora, o objetivo é explorar o que vem depois do fim.

De acordo com Magno Assis, idealizador do projeto e chefe do setor de Arte e Cultura da DEA, a temática deste ano foi pensada levando em consideração a eterna transformação do Tubo de Ensaios e o atual cenário político do país. Segundo ele, a ideia é explorar possibilidades e afirmar o papel de ativismo do artista.

SERVIÇO:

Tubo de Ensaios – Mostra Pós-apocalipse de Performance + Festa Pós-Apocalíptica
Data: 7 de outubro, às 21h
Local: Setor de Diversões Sul (Conic)
Ingresso: 1kg de alimento não perecível