Consulta 2016

Candidatos receberão orientações sobre regulamento e terão números das chapas sorteados nesta semana. Debates têm início no dia 12 de agosto

A Comissão Organizadora da Consulta (COC) a reitor da Universidade de Brasília homologou a inscrição de três chapas para o processo de escolha dos novos administradores. Os candidatos a gestão 2016/2020 iniciam a campanha nesta sexta-feira (29).

Da chapa Diálogo e Ação, a candidata à reitora Denise Bomtempo Foto: Roberta Barros

Representam a chapa Diálogo e Ação os professores Denise Bomtempo, do Instituto de Ciências Humanas, e José Manoel Morales Sánchez, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, candidatos a reitora e vice-reitor, respectivamente. É a segunda participação de Bomtempo na consulta, desta vez com campanha focada na mudança do modelo de gestão de infraestrutura da UnB e valorização da diversidade.

A professora explica o nome da chapa: “diálogo e ação é conversar bastante, ouvir a comunidade universitária e também atendê-la por meio de ações concretas, sérias, responsáveis, o que anseia a comunidade universitária hoje. Nossa chapa reitera o ensino superior como direito à educação pública, de qualidade e com excelência acadêmica”.

Professores Ivan Camargo e Sônia Báo, da chapa Somos Todos UnB Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Candidatos à reeleição, os atuais reitor e vice-reitora da instituição Ivan Camargo e Sônia Báo compõem a chapa Somos Todos UnB. Uma das preocupações dos professores é a melhoria nas condições de trabalho e de estudo para a comunidade acadêmica, além da otimização da infraestrutura para o crescimento da Universidade nos próximos anos.

“Temos todas as condições para isso: a casa está arrumada, o orçamento está equilibrado, as condições de conformidade legal foram atingidas e estamos vendo um grupo muito forte e unido de professores, técnicos-administrativos e estudantes que acreditam nessa proposta”, destaca o candidato Ivan Camargo.

Márcia Abrahão, do Instituto de Geociências, que chegou ao segundo turno na consulta passada, e Enrique Huelva, do Instituto de Letras, também concorrem aos cargos superiores da UnB. Com a chapa Diálogo para Avançar, os professores se dedicarão a questões como modernização da Universidade e interlocução com a comunidade.

Da chapa Diálogo para Avançar, os professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

“É uma proposta de universidade moderna, tecnologicamente avançada. Vamos trabalhar de forma colaborativa, participativa, com muita eficiência e respeito aos órgãos colegiados da UnB”, declara Abrahão.

CAMPANHA – Os candidatos se afastaram nesta quarta-feira (27) das atividades administrativas que exercem para iniciar a campanha. Na quinta (28), eles se reunirão com a COC, encarregada de coordenar e fiscalizar o processo, para esclarecer pontos do regulamento e sortear o número de suas chapas.

Em seguida, tem início o período de campanha, em que os candidatos participarão de debates nos quatro campi da UnB – Darcy Ribeiro, Planaltina, Gama e Ceilândia. A consulta está marcada para os dias 30 e 31 de agosto.

Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB
*Matéria atualizada em 5/8/16 com nova data para o primeiro debate.