FILOSOFIA

Primeiro congresso de sociedade científica internacional na área de filosofia antiga a ocorrer no Brasil será na Finatec

A morte e a formas de sobrevivência a ela são um dos temas centrais para tradição do pensamento filosófico e humanístico que estarão em debate na Finatec, localizada no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, entre os dias 4 e 8 de julho. Trata-se da XI edição do Symposium Platonicum, encontro trienal da International Plato Society (IPS), maior sociedade científica internacional da área de Filosofia Antiga. Mais de 200 estudiosos, oriundos de cerca de 40 países, participarão do evento, que será transmitido online pela UnBTV. A Cátedra UNESCO Archai/UnB e o Programa de Pós-Graduação em Metafísica da UnB organizam o encontro.

Professor Gabriele Cornelli é presidente da IPS e organizador do XI Symposium Platonicum. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Segundo Gabriele Cornelli, professor de Filosofia da UnB e presidente da IPS, Platão é o filósofo mais importante da história ocidental. “Ele estuda temas como justiça, alma, música, cultura, linguagem”, comenta. “O grande tema do simpósio será o Fédon, um dos diálogos de Platão, que discute alma, musicalidade, verdade, relação entre pensamento e poesia”. Todas as palestras serão apresentadas em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano, os cinco idiomas oficias da sociedade.

“Nos diálogos de Platão há reflexão sobre república, democracia, corrupção, justiça. A obra platônica tem penetração nas questões atuais, até parece que se está lendo um jornal de hoje”, afirma Cornelli, que adianta que no próximo semestre vai lecionar na Universidade uma disciplina sobre Platão e a Política. O professor também é atual presidente da Catedra UNESCO Archai da UnB.

Cornelli destaca que esta é a primeira vez que o Simpósio ocorrerá no hemisfério sul. “Realizar um evento desta magnitude na UnB mostra que a Universidade está indo bem. Estamos em uma universidade de ponta que sedia um evento mundial de peso”, reforça.

Sobre a importância da filosofia para os temas contemporâneos, o professor afirma que a ciência pode auxiliar na tomada de decisões. “A filosofia ajuda, enquanto experiência de pensamento e de vida, a pensar melhor a caminhada. Pensar melhor, olhar para dentro e analisar quais são os caminhos possíveis. Não tenho certeza de que teremos uma solução, mas tentamos. É tentar, pensar e refletir”, pondera.

SOCIEDADE - A International Plato Society é a maior sociedade científica internacional da área de Filosofia Antiga e reúne cerca de 600 sócios de mais de 80 países. Tem como objetivo a promoção dos estudos de Platão por meio de publicação científica e da organização de seminários de pesquisa sobre o tema. A IPS mantém uma coleção de obras monográficas sobre Platão (International Plato Studies, Academia Verlag, Berlim) e um periódico científico (Plato Journal).