ENSINO

Mudança busca aumentar participação de estudantes ao reduzir número de itens avaliados por disciplina

Câmara de Ensino de Graduação aprova mudança na avaliação docente Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A Câmara de Ensino de Graduação aprovou nesta terça-feira (28) novo questionário de avaliação docente. Se antes os alunos tinham de responder trinta itens na hora de avaliar cada disciplina cursada no semestre, agora eles responderão a oito.

Dividida em três blocos, a pesquisa avaliará a percepção dos estudantes sobre a atuação docente e sobre o próprio desempenho. Ela também permitirá aos alunos avaliar a bibliografia adotada pelos professores em sala de aula.

Segundo o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo, a mudança busca aumentar a participação dos estudantes. “Devido ao tamanho do questionário, muitos deixavam de respondê-lo”, diz. “Em setembro, os resultados vão ser analisados e a discussão será retomada pela Câmara de Ensino de Graduação", completa.

O questionário "piloto" será usado para avaliar as disciplinas cursadas pelos alunos neste semestre. Ele estará disponível na internet durante o período de matrícula em disciplinas, que se inicia em 26 de julho.

Confira aqui o calendário acadêmico.

AVALIAÇÃO DOCENTE – Prevista no Plano Orientador da UnB, a avaliação de disciplinas e desempenho docente busca aperfeiçoar as atividades de ensino, pesquisa e extensão.

“O objetivo é melhorar os cursos de graduação e atender ao Sinaes [Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior]”, ressalta a professora Maria de Fátima Brandão.