CIÊNCIA

Setenta alunos representam a Universidade de Brasília no maior evento científico da América Latina. Encontro será em Porto Seguro, Bahia, de 3 a 9 de julho

Jovens cientistas ao lado da coordenadora do PROIC, Heloísa Salles (3a da esq. p/ dir.), e do decano de Pesquisa e Pós-graduação, Jaime Santana (centro) Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB

Quatorze professores e 70 estudantes de graduação da UnB participam da 68a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o maior encontro científico da América Latina. Com o tema Sustentabilidade, Tecnologias e Integração Social, o evento acontece de 3 a 9 de julho na Universidade Federal do Sul da Bahia, em Porto Seguro.

Várias atividades estão previstas na semana do encontro. Uma delas é a sessão de pôsteres de que participam os alunos Mayara Castro, 23 anos, do curso de Serviço Social, e Yuri Cossich, 25, da Ciência da Computação.

“É a primeira vez que participo. É importante que haja estudantes negros representando a UnB”, diz Mayara. Ela vai apresentar os resultados da pesquisa Trabalho multidisciplinar nas escolas da América Latina, desenvolvida no Programa de Iniciação Científica (PROIC) da Universidade de Brasília.

Já Yuri leva para a SBPC o trabalho Indução de modelos de risco de sismos com técnicas de algoritmos genéticos. “É uma oportunidade de ouvir opiniões que agregam valor à pesquisa."

Os estudantes Mayara Castro e Yuri Cossich esperam troca de experiências com os demais participantes Foto: Beatriz Ferraz / Secom UnB

A coordenadora do PROIC na UnB, Heloísa Salles, reconhece o esforço dos alunos. “Tudo teve início no Congresso de Iniciação Científica.”

Segundo a Secretária da SBPC no DF, Lígia Pavan, mais de 2.800 pôsteres de todo o país foram selecionados. Ela lembra que 14 professores da UnB estão na programação científica. É o caso do professor Manuel Marcos Formiga do Laboratório de Estudos do Futuro que vai coordenar mesa-redonda sobre educação a distância. "A Universidade de Brasília estará muito bem representada. Há professores de peso e a seleção dos trabalhos é rigorosa", avalia Lígia.

Para o reitor Ivan Camargo, a participação dos alunos pode ser o início da carreira científica. “Lembro quando ainda era estudante e fazia pesquisa.”

Jaime Santana, decano de Pesquisa e Pós-Graduação, destaca a importância da entidade. “A SBPC trabalha pela defesa da ciência.” Fundada em 1948, a SBPC busca difundir os avanços da ciência em diversas áreas do conhecimento e discutir políticas públicas para C&T.

O evento é gratuito e aberto a todas as pessoas que acreditam no desenvolvimento por meio da pesquisa, não sendo restrito a cientistas.