ÓRGÃOS COLEGIADOS

Conselheiros aprovaram proposta que define rito da consulta à comunidade acadêmica. Campanhas começam em julho, com votação para o fim de agosto

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O Conselho Universitário (Consuni) da UnB, reunido na última sexta-feira (29), aprovou por aclamação a proposta de resolução que define a forma e o período de consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade em 2016. O modelo de votação será o mesmo empregado nas últimas eleições, em 2008 e 2012. As regras estão dispostas na Resolução do Consuni nº 17/2008.

Com a decisão, a paridade de um terço para votos de estudantes, servidores técnico-administrativos e docentes está mantida.

A resolução aprovada estabelece apenas o intervalo de tempo que deverá compreender as atividades de campanha e votações. As datas precisas serão definidas pela Comissão Organizadora da Consulta (COC).

CONQUISTA – Representantes da Associação dos Docentes da UnB (ADUnB), do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e do Sindicato dos Trabalhadores da FUB (Sintfub) presentes na reunião comemoraram a decisão, parabenizando o Conselho pela manutenção do sistema paritário.

Professor do Instituto de Ciências Humanas, o conselheiro Perci Coelho ressaltou a “tranquilidade” da reunião e a “maturidade política” com a qual o assunto foi tratado. Relator da matéria, o professor José Morales Sanchez avaliou que “a paridade gerou um processo vigoroso, democrático, defensável e não questionado juridicamente”.

A reunião do Consuni que homologará o resultado da consulta à comunidade está marcada para o dia 16 de setembro. A posse dos gestores para o período 2016-2020 deve ocorrer em novembro.