ESTÁGIO DE GRADUAÇÃO

Informações sobre o término do convênio de estágio de graduação com a Embrapa

O Decanato de Ensino de Graduação (DEG/UnB) informa que o convênio de estágio entre a Fundação Universidade de Brasília (FUB) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) expirou em 14 de abril deste ano. Sobre essa situação, cabe esclarecer:

• O DEG/UnB enviou, em 2 de março de 2016, ofício com informações sobre o término iminente do convênio com a Embrapa, listando documentos necessários para celebrar novo convênio. Até a presente data, não houve retorno conclusivo.

• A Embrapa havia solicitado a prorrogação do antigo convênio por seis meses, mas a legislação impede que isso seja feito, uma vez que o convênio já completou cinco anos.

• De acordo com a Embrapa, a empresa produziu minuta para novo convênio e “está providenciando a documentação necessária, a ser posteriormente encaminhada para a UnB, a fim de que novo convênio seja elaborado”.

A descontinuidade da parceria entre UnB e Embrapa representa o fim de 119 contratos de estágio - incluindo estágios obrigatórios - de 30 cursos de graduação. Para minimizar possíveis prejuízos aos estudantes, o DEG e as unidades acadêmicas buscam soluções para inseri-los em outras atividades de estágio.

Apesar do quadro de incertezas, o Decanato segue na expectativa da celebração oportuna de novo convênio com a Embrapa. Cabe destacar que a FUB possui dezenas de outros convênios com instituições públicas e privadas e, dentro da legalidade, busca ampliá-los e aprimorá-los. O entendimento da Universidade é de que esses trabalhos conjuntos são indispensáveis à formação de profissionais capacitados.