Filme: Macunaíma


Auditório Gonzaguinha - CAL 12:00 - 00:00:00 18/05/2017 - 18/05/2017

No final dos anos 1960, o Tropicalismo sacudiu o ambiente cultural no Brasil. Ao romper   com inúmeros parâmetros, principalmente na música, quando misturou velhas tradições populares a muitas novidades artísticas espalhadas pelo planeta, o movimento atingiu também outras esferas culturais, como artes plásticas, cinema e poesia. Tendo como maiores expoentes, Caetano Veloso e Gilberto Gil, seus integrantes criaram um grande coletivo, que envolveu um grande número de artistas.

 

Em 2017, o Tropicalismo, também conhecido como Tropicália, completa 50 anos. Para celebrar a data, o CineCAL exibe, em maio, dez filmes feitos por cineastas ou que falam de pessoas que se destacaram no movimento, como Glauber Rocha, Cacá Diegues, Joaquim Pedro de Andrade, Glauco Rodrigues e Hélio Oiticica. Entrada franca.

 

Sinopse do filme:

Macunaíma (Brasil). Direção de Joaquim Pedro de Andrade, 1969, 108 min. A história do herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter, que nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Classificação: 16 anos

 

Confira a programação completa clicando aqui.