Marcha pela Ciência


Museu da República 14:00 - 17:00:00 22/04/2017 - 22/04/2017

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB) convida todos a participarem, neste sábado, 22 de abril, Dia Internacional da Terra, da Marcha Internacional pela Ciência. O evento ocorrerá em mais de 500 cidades pelo mundo como Washington DC, Londres, Estocolmo e São Paulo. Em Brasília, a Marcha começará às 14h. A concentração será nas proximidades do Museu Nacional da República.

 

A Marcha pela Ciência pretende disseminar a ideia de que a ciência é fundamental para a construção de políticas e regulamentos de interesse público. Helena Nader, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ressalta que o objetivo é reunir pessoas de toda a comunidade científica e acadêmica, e todos os interessados na ciência como um bem comum para a melhoria da qualidade de vida de todos, e como o melhor instrumento para a evolução do conhecimento humano. Ela reitera, ainda, que o apoio de todos torna-se fundamental em um momento em que a atividade científica sofre ameaças, como mudanças em políticas públicas, redução e desvio de verbas e de financiamentos públicos.

 

A marcha é apartidária e pacífica. Os princípios fundamentais são:

1 - A ciência serve ao bem comum;

2 - Educação científica de ponta;

3 - Pela comunicação científica aberta, honesta e ao alcance do público;

4 - Por políticas e regulamentos de interesse público baseados em evidências;

5 - Pelo financiamento das pesquisas científicas e suas aplicações.

 

A data escolhida para o manifesto, 22 de abril, coincide com o Dia Internacional da Terra, e representa a união dos cientistas e da sociedade em geral pela valorização das pesquisas na manutenção de políticas públicas e o incentivo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis.

 

Clique aqui para conferir mais informações sobre o evento.