A democracia difícil


Auditório da ADUnB 17:00 - 00:00:00 28/10/2016 - 28/10/2016

BOAVENTURA SANTOS NA UNB DIA 28/10

A "Democracia Difícil" é o tema de sua palestra aberta ao público

 

Depois de quatro anos, o sociólogo da Universidade de Coimbra Boaventura de Sousa Santos volta à Brasília, para a palestra "A Democracia Difícil: É Possível um Novo Contrato Social?". O evento será no dia 28/10/16, às 17 horas, no Auditório da ADUnB, na Universidade de Brasília, Campus Darcy Ribeiro.

 

O evento é uma realização do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, do Núcleo de Estudos para a Paz e os Direitos Humanos, do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional, do Programa de Pós-graduação em Direitos Humanos e Cidadania, e do Laboratório de Políticas de Comunicação, do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Comunicação, da Universidade de Brasília, e se incorpora às atividades pré-evento do ULEPICC 2016. 

 

Na ocasião, serão homenageados o CEAM e o NEP, pelos 30 anos de existência, e o Prof. Roberto Lyra Filho - O Direito Achado na Rua, pelos 30 anos de sua morte.

 

Como participar: O evento é aberto a toda a comunidade acadêmica e a população em geral. Para mais informações, ligue: CEAM (61) 3107-5911.

 

O palestrante: Considerado um dos mais importantes pensadores europeus da área de ciências sociais, Boaventura de Sousa Santos nasceu em 1940, em Coimbra, Portugal. Professor universitário, cientista social, jurista, escritor, filósofo da ciência, ativista e poeta, Boaventura de Sousa Santos é autor de Direito dos Oprimidos, sua tese de mestrado, que se transformou num marco fundamental na sociologia do direito. Um dos principais impulsionadores do Fórum Social Mundial, defende a ideia de que os movimentos sociais e cívicos fortes são essenciais ao controle democrático da sociedade e ao estabelecimento de formas de democracia participativa.

 

O pensador tem íntima ligação com o Brasil. Viveu no País nos anos 1970, quando recolheu material para sua tese de mestrado em favelas do Rio de Janeiro, e constantemente visita Porto Alegre, para estudar o orçamento participativo. Um dos fundadores da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Boaventura fez investigações também em Cabo Verde, Macau, Moçambique, África do Sul, Colômbia, Bolívia, Equador e Índia.

 

Boaventura de Sousa Santos é professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Sua obra já foi traduzida para o espanhol, italiano, inglês, francês, alemão e chinês. Doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale, atualmente pesquisa sobre a reinvenção da emancipação social. Para ele, há uma enorme dissociação entre a experiência e a expectativa. Cada vez há experiências mais avançadas nas áreas de democracia participativa, produção alternativa e multiculturalismo, mas, segundo o cientista, os indivíduos desistiram de associar experiência a mudança social. Seus escritos dedicam-se ao desenvolvimento de uma Sociologia das Emergências, na qual se procura valorizar as variadas gamas de experiências humanas, contrapondo-se a uma "Sociologia das Ausências", responsável pelo desperdício da experiência – como exposto em seus livros Renovar a Teoria Crítica e Reinventar a Emancipação Social.

Dirige atualmente o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu. O projeto ALICE visa repensar e renovar o conhecimento científico-social à luz das Epistemologias do Sul, propostas por Boaventura, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social. Uma das suas preocupações é aproximar a Ciência do senso comum, visando ampliar o acesso ao conhecimento.

 

Boaventura será o homenageado internacional da III Bienal Brasil do Livro e da Leitura de Brasília.

Fonte: http://www.bienalbrasildolivro.com.br/2016/homenageados-2016/

A democracia difícil