UnB Notícias
III edição do UnB+Escola
III edição do UnB+Escola
A Coordenação de Integração das Licenciaturas (CIL) convida estudantes, professores e servidores da Universidade de Brasília e escolas públicas a participarem da III edição do Programa de Formação Continuada UnB+Escola, que acontece nos dias 5 e 6 de março, no BSA Sul - Campus Darcy Ribeiro - Asa Norte. O evento é organizado com oficinas temáticas pensadas como estratégia pedagógica para que os cursistas possam se beneficiar da correlação entre teoria e prática e para que haja troca de informações e de orientações úteis aos participantes.
As inscrições devem ser realizadas até o dia 4 de março (pelos links abaixo). A Coordenação de Integração das Licenciaturas emitirá Declaração de Participação com a data e a carga horária da atividade realizada. O evento é gratuito e as vagas são limitadas! Não perca!
Atividade: |
Professor(es)/(as) |
Resumo da Atividade |
Dia 06 de março: Turno/ horário/Local
|
Link para inscrição
|
Formação Continuada de Professores: Aprendizagem, Dificuldades e Distúrbios |
Danilo Prata e Lígia Libâneo |
Esta oficina tem como objetivo propiciar espaço de reflexão acerca do papel do professor e da aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, com foco na aprendizagem: modelos teóricos e práticos educacionais.
|
06/03/2020
Sala a definir
|
|
Gramaticoteca: Uso da Vírgula por meio de Jogos |
Eloisa Pilati, Bianca Gomes, Arthur Buriti Roda, Júlia Rebeca
|
Esta oficina usa jogos gramaticais, desenvolvidos no Projeto Gramaticoteca da UnB, sobre usos da vírgula. Seguindo a metodologia linguística ativa de Pilati (2017), os jogos têm o objetivo de desenvolver a consciência gramatical dos estudantes evidenciando as propriedades básicas do sistema gramatical do português e revelando de que forma os principais contextos de uso da vírgula se enquadram na estrutura da língua. Ao final da oficina, os conhecimentos obtidos são verificados em situações reais de produção de texto.
|
06/03/2020
Sala a definir |
|
Análise de Livro Didático com Recorte na História Afro-Brasileira e Indígena |
Lívia Freitas Fonseca e Odilon Leston Júnior |
A oficina propõe a análise de livro didático com abordagem teórica e metodológica sustentada nas novas teorias sobre a história africana e indígena, a partir das legislações 10.639/03 e 11.645/08 que implementaram estes conteúdos no ensino básico da educação brasileira, bem como, desenvolver com o/as professore/as da rede pública do ensino e sugestões de atividades para implementar o conteúdo elencado em sala de aula.
|
06/03/2020
Sala a definir |
|
Educação Precoce: A Relação entre Família e Escola das Crianças de zero a quatro Anos no Processo de Inclusão |
Lívia Freitas Fonseca e |
A oficina propõe a análise de experiências docentes na rede pública de ensino do Distrito Federal a respeito da inclusão de crianças com deficiência na Educação Infantil, em particular a temática da educação precoce como preparação tanto da escola quanto da família para que ocorra a desejada inclusão dessas crianças.
|
06/03/2020
Sala a definir |
|
Currículo Funcional: Atendimento ao Estudante Surdocego |
Lívia Freitas Fonseca, Henrique Sales Batista |
A surdocegueira é uma deficiência única e muito específica, e, por isso, o estudante surdocego necessita de um acompanhamento específico e individualizado e de um planejamento curricular que esteja em sintonia com as suas especificidades, a fim de que suas potencialidades e habilidades sejam desenvolvidas. O intuito desta oficina é compartilhar com os participantes (professores da educação básica) o que é a surdocegueira; as formas de comunicação; estratégias de acessibilidade e desenvolvimento de uma rota metodológica para trabalhar com estudantes surdocegos na educação básica.
|
06/03/2020
Sala a definir |
|
RPG em Narrativas Transmídias |
Domingos Coelho |
Será apresentação de conceitos básicos da teoria da aprendizagem e de fundamentos da BNCC através de narrativa de RPG que faça conexões com outras mídias (webserie, podcast, HQ)
|
06/03/2020
14h - 17h |
|
Usando Smartphones e Tablets para Ensinar Física |
Khalil Oliveira Portugal |
Na presente oficina serão discutidos (1) os referenciais teóricos que embasam a utilização dos dispositivos eletrônicos móveis para o ensino, (2) as possibilidades gerais de utilização desses dispositivos em sala; (3) como realizar algumas práticas experimentais de Cinemática, Energia Mecânica, Acústica, Magnetismo utilizando um smartphone ou tablet e (4) como utilizar simulações em dispositivos eletrônicos para ensinar Óptica Geométrica, Circuitos Elétricos e a Lei de Faraday.
|
06/03/2020
14h - 17h |
|
Exercitando a Busca e a Utilização de Software Educacional para Incrementar os Processos de Aprendizagem de Crianças e Jovens |
Germana Menezes da Nóbrega |
Nossa oficina tem por objetivo abrir um espaço de descoberta para aqueles atores que, de alguma maneira, estejam envolvidos em processos de aprendizagens de crianças e jovens, e tenham interesse em acolher a tecnologia nesses processos e, eventualmente, contribuir com um aporte crítico e construtivo.
|
06/03/2020
14h - 17h |
|
Redecorar memórias escolares |
Lígia Carvalho Libâneo e Danilo Prata |
Partindo de metodologias ativas, os professores serão convidados a rememorar suas experiências discente e docente e redecorar seus encontros e desencontros com a escola, materializando reflexões e afetos na produção escrita e de colagens. Espera-se ao final dessa oficina que os professores reflitam sobre a relação entre memórias discente e docente, que reconheçam suas experiências de sucesso na docência e se inspirem nas experiências de outros professores, e que percebam a potência das metodologias ativas na redecoração de memórias escolares.
|
06/03/2020
14h - 17h |
|
Políticas Educacionais para o Ensino de Ciências da Natureza: análise da BNCC e das propostas didáticas e curriculares das Organizações Sociais. |
Rodrigo Diego de Souza |
Nesta oficina, espera-se problematizar as Políticas Curriculares vigentes para o Ensino de Ciências da Natureza com a análise das proposições para as Ciências da Natureza na Base Nacional Comum Curricular, e a construção dos currículos por Organizações Sociais na Educação, por exemplo, o Instituto Ayrton Senna (IAS), e sua aplicabilidade nas Escolas Públicas.
|
06/03/2020
14h - 17h |
|
Pragmática da comunicação na atividade docente |
Pedro Ergnaldo Gontijo |
Pretende-se apresentar de forma dialogada aspectos teóricos sobre a pragmática ao mesmo tempo, intercalando com atividades práticas que contribuam para visualizar questões da prática docente sob a ótica da pragmática.
|
06/03/2020
14h - 17h |
|
Enfoque Psicopedagógico das Dificuldades de Aprendizagem: Possíveis encaminhamentos pedagógicos |
Alia Maria Barrios González |
A oficina tem como objetivo abrir um espaço de reflexão conjunta sobre o uso do termo 'dificuldades de aprendizagem' desde uma perspectiva psicopedagógica, considerando a etiologia, as características, a avaliação e possíveis encaminhamentos pedagógicos das diversas dificuldades que se apresentam no decorrer do desenvolvimento e aprendizagem.
|
06/03/2020
|