Exposição: Mamulengo, patrimônio brasileiro


CAL UnB 09:00 - 19:00:00 18/12/2019 - 31/01/2020

Caracterizado por apresentações teatrais divertidas, cheias de humor, o Mamulengo é uma forma de expressão popular protagonizada por bonecos, tipo fantoches, muito comum  no Nordeste brasileiro. A partir de 17 de dezembro, os amantes e curiosos dessa "animação" podem conhecer, na galeria CAL, a exposição "Mamulengo, patrimônio brasileiro", com curadoria de Maria Villar e Thiago Francisco.

 

Capitaneada pelo Mamulengo Fuzuê, criado pelo  brincante Thiago Francisco, a exposição vai reproduzir toda a tradição e encantamento desse legado deixado no Brasil pelos portugueses, mostrando a sutileza do Brincar como forma de expressão cultural por meio desse "brinquedo popular",  reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan.

 

Palhaços, preto velho, bumba meu boi, bonecas de dança, bonecos gigantes e burrinhas, e outros personagens-tipo, os que se  exibem dentro e fora da Tolda (estrutura desmontável com um pano por cima e, geralmente, com cobertura e boca de cena, fixando o foco nos bonecos ali revelados) vão colorir o ambiente mostrando toda a força dessa "brincadeira" que,  segundo  o saudoso bonequeiro  Mestre Ginu, "surgiu nas senzalas, onde o povo negro escravizado se reinventava para contar histórias de libertação, a partir de bonecos esculpidos em madeira".

 

"A mostra rememora o brincar e pretende mostrar a sutileza dos bonecos e bonecas de pano e dos brinquedos de feira, objetos também presentes em 'brincadeiras¹ de Mamulengo. Expõe ainda parte de saberes e fazeres dessa forma de expressão popular e algumas etapas da confecção dos bonecos, bem como as ferramentas e materiais utilizados nessa feitura", revela Maria Villar.

 

Fazem parte da exposição os grupos e bonequeiros: Carroça de Mamulengos, Mamulengo Presepada, Mamulengo Gratidão, Mamulengo Fuzuê, Mamulengo Sem Fronteiras, Mamulengo Saruê, Mamulengo Mulungu, Mamulengo Alegria, Casa Moringa, Miltinho Alves, Pilombetagem, Circo Boneco e Riso, Tetê Alcândida, Lengo Tengo e Carneiro Voador.

 

A mostra também vai homenagear os brincantes e mestres que mantêm viva essa forma de expressão artística reconhecida como patrimônio imaterial brasileiro, representados por estandartes  que celebram um mestre dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande Norte e Distrito Federal - estados participativos da pesquisa para o Registro do bem cultural junto ao Iphan.

 

Serviço

Exposição Mamulengo, patrimônio brasileiro

Local: galeria CAL, da Casa da Cultura da América Latina da UnB/SCS Quadra 4, Edifício Anápolis

Abertura: dia 17 de dezembro (terça-feira), às 19h

Visitação: 18 de dezembro a 31 de janeiro de 2020, segunda a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados: agendamento pelo telefone 61 3107.7963

Entrada franca

Classificação: livre

Exposição: Mamulengo, patrimônio brasileiro