VIII COMA – Coletivo em Artes Visuais


Campus Darcy Ribeiro 09:00 - 00:00:00 11/09/2019 - 14/09/2019
Com o tema "Atlas para o futuro: a pesquisa em artes na universidade", o VIII COMA – Coletivo em Artes Visuais, celebra os 25 anos do  Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UnB (PPGAV/UnB). O evento, que acontece entre 11 e 14 de setembro na Universidade de Brasília (UnB), conta com conferências das veteranas da casa, Suzete Venturelli e Bia Medeiros e com os convidados María Isabel Baldassare, da Universidad Nacional de San Martin, na Argentina e Armando Silva, da Universidad Externado de Colombia. Além das conferências e mesas onde participam pesquisadores de todo o Brasil, o VIII COMA ocupa a Galeria Espaço Piloto, entre os dias 14 e 30 de setembro, em exposição que apresenta a produção recente dos alunos do PPGAV/UnB.
 
Criado pelos pós-graduandos em 2004 com o nome Coletivo do Mestrado em Arte no Programa de Artes da UnB e rebatizado como Coletivo em Artes Visuais em 2014, o COMA chega à sua oitava edição questionando o futuro da pesquisa em artes visuais no Brasil, dentro e fora da universidade, especialmente na região Centro-Oeste. Ao mesmo tempo, celebra ainda a produção oriunda das duas décadas de consolidação do PPGAV.

O VIII COMA pretende reunir artistas-pesquisadores, arte-educadores, teóricos e historiadores da arte para debater o impacto social e econômico da pesquisa e da formação discente em artes no âmbito regional e nacional. Entre os pontos de reflexão, estão a crise e o esfacelamento da perspectiva de futuro; a flexibilização e o mercado de trabalho para as artes visuais; as alterações nas noções de tempo e espaço trazidas pelas novas tecnologias; a fragmentação do sujeito e os desafios do ensino das artes visuais para o ensino básico, entre outras questões urgentes, como o ataque às universidades públicas e a desvalorização das pesquisas científica e artística.  
 

Clique aqui para conferir a programação.

 

Mais informações: 

https://www.facebook.com/8COMA/ 

https://www.instagram.com/ppgav_unb/ 

https://bit.ly/2KX7t27

 

VIII COMA – Coletivo em Artes Visuais