Livro: Uma verdade indigesta


Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde 18:00 - 00:00:00 07/05/2019 - 07/05/2019

Chocolate que faz bem para o coração? Iogurte que previne diabetes? Abacate milagroso? Parece ciência, mas é marketing disfarçado sob o manto da credibilidade acadêmica. Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos é uma investigação minuciosa que arranca essa capa de proteção.


O livro, com linguagem leve, expõe como corporações se valem de pesquisas para criar confusão em nossos hábitos alimentares. A primeira obra publicada no Brasil de Marion Nestle, professora emérita da Universidade de Nova York e referência na pesquisa sobre Nutrição, é leitura recomendada para estudantes e profissionais de saúde, jornalistas e todas as pessoas que tenham interesse em entender como nossos costumes alimentares foram moldados (e distorcidos).


"Eu escrevi o livro porque estava crescentemente preocupada ao ver que, estudo após estudo pago por uma empresa de alimentos, produziam quase invariavelmente os resultados de interesse da empresa. Eram algo que a empresa podia usar para marketing", resume Nestle. "Eu estava impressionada com o número de empresas alimentícias financiando estudos e usando para marketing. E também quão frequentemente os estudos eram exatamente o que queriam propagandear. Então, eu pensei: 'Há um livro nisso'."


Em outros livros, a professora já havia analisado a fundo o lobby das empresas de alimentos e bebidas açucaradas. Foi em meio a essa discussão que ela cruzou com pesquisas financiadas pela Coca-Cola que produziam resultados escancaradamente "egoístas", colocando nas pessoas e na preguiça a culpa pela obesidade.


As investidas da megacorporação são tão numerosas que merecem um capítulo à parte. "Quando podem, outras empresas alimentícias também fazem isso. Qual é a diferença? A Coca-Cola foi pega", resume o livro. Isso não quer dizer que outras forças econômicas não tenham seus minutos de fama em Uma verdade indigesta. Pelo contrário. A autora vasculha todos os cantos da pesquisa manipulada pela indústria, de produtores de amêndoas e frutas a fabricantes de chocolates.  

Sobre a autora

Marion Nestle é professora emérita da Faculdade de Nutrição, Estudos Alimentares e Saúde Pública da Universidade de Nova York. É também professora visitante no curso de Ciências Nutricionais de Cornell. É autora, entre outros, de Food Politics e Soda Politics, nos quais explicita as estratégias da indústria de alimentos para criar confusão na ciência e na formulação de políticas públicas. Ao longo de mais de meio século de carreira acadêmica, acumulou premiações e homenagens.

Livro: Uma verdade indigesta