Como escrever autobiografia


APOSFUB 14:30 - 16:30:00 16/10/2018 - 07/11/2018

A Associação dos Aposentados da UnB promove, de 16 de outubro a 7 de novembro, a oficina Como escrever autobiografia. A atividade objetiva estimular a escrita em formato de memorial, autobiografia, narrativa poética e artística e crônica. As aulas acontecem às terças-feiras, das 14h30 às 16h30, e qualquer pessoa pode participar. Para se inscrever, entre em contato com o Professor Mario Angelo pelo telefone 9 8182-3453.

 

Justificativa:

Todos nós temos muito o que contar. Nascemos, crescemos, aprendemos, trabalhamos e envelhecemos, cada um com sua peculiaridade e experiências pessoais. Cada estória individual faz parte de uma rede de relacionamentos que vai tecendo o fio da história, unindo uns aos outros e compondo a história da comunidade.

As biografias são referências importantes na construção da historiografia como ciência, e dizem muito sobre cada momento histórico vividos por indivíduos e grupos.

A autobiografia possibilita o registro, no tempo da história, das experiências individuais e coletivas, narradas pelas próprias pessoas que as vivenciaram, seja no universo individual, pessoal, afetivo, emocional e profissional, seja no campo social, político e institucional.

A escrita da autobiografia é um exercício de restauração e fortalecimento da memória pessoal, e sua publicização uma contribuição para a construção da história social.

 

Programa temático

  1. O que é história de vida e importância da escrita como registro e documento histórico;
  2. A autobiografia como resgate da memória pessoal e social de pessoas idosas;
  3. A autobiografia como exercício terapêutico e prevenção de perdas de memória;
  4. Métodos e técnicas para ativar lembranças e organizá-las em texto autobiográfico.

 

Metodologia de trabalho

  1. apresentação de conceitos;
  2. rodas de conversas;
  3. exercícios presenciais individuais e grupais;
  4. atividades à distância.