I Simpósio Memórias LGBT+


Casa de Cultura da América Latina 14:00 - 21:30:00 14/09/2018 - 16/09/2018

I Simpósio "Memórias LGBT+"

 

Em tempos que culturas e artes LGBT+ são atacadas e as nossas memórias precisam enfrentar as chamas, o Instituto LGBT+, a Casa de Cultura da América Latina e o Festival Plena organizam o I Simpósio Memórias LGBT+.

Um simpósio é um espaço no qual o prazer e o afeto se misturam à produção de conhecimento. Afinal, sympotein significa "beber junto", lembrando daqueles banquetes nas quais os sabores das comidas, das bebidas e dos pensamentos se temperam.

Do dia 14 a 16 de setembro, a Casa de Cultura da América Latina torna-se um terreiro de memórias, um local de troca de aprendizado sobre as histórias LGBT+ de nossa cidade, promovendo encontros intergeracionais voltados para a difusão de saberes individuais e coletivos, dos patrimônios artísticos e culturais e das histórias da nossa luta para viver, amar e criar no Distrito Federal.

O evento será aberto pelo escritor e pesquisador João Silvério Trevisan (São Paulo, SP) que lançará a 4º edição da obra "Devassos no Paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade". O Simpósio contará com 02 oficinas gratuitas e 06 rodas de memórias e todas as suas atividades disporão de tradução para LIBRAS ou para Português.

 

 Programação:

14 de setembro (sexta-feira)

14h. "Teorias da memória LGBT+: uma introdução"

                Oficina com Felipe Areda, pesquisador do Instituto LGBT+

                *30 vagas, mediante a inscrição prévia

                19h30. Abertura

                20h. Conferência de Abertura com João Silvério Trevisan

                21h30 Coquetel de lançamento da 4º edição de "Devassos no Paraíso"

 

15 de setembro (sábado)

10h. "Por uma História Travesti: recordações (trans)formadoras da Capital"

Memórias de travestis e transexuais no Distrito Federal, transexualidade e envelhecimento, a história da ocupação travesti e transexual de nossas cidades.

14h. "DF 044: eixos de revolução"

Memórias sobre a emergência da luta lésbica na cidade, o surgimento da Coturno de Vênus, a produção teórica e artística lesbiana e as histórias de (re)existência de nossos desejos.

17h. "Gestos de desejo: memórias LGBT+ surdas no Distrito Federal"

Memórias de LGBT+ na comunidade surda e de pessoas surdas na comunidade LGBT+, a criação do núcleo surdo do Grupo Estruturação e luta contra a invisibilidade.

20h. "Beijo Livre: quando nossos beijos ocuparam a cidade"

Memórias sobre a emergência da cultura LGBT+ na ditadura militar, o teatro terrorista Manga Preta, o surgimento do Aquarius American Bar e da New Aquarius, a insurgência do Beijo Livre e nascimento do besteirol com o Crepe Suzette.

 

16 de setembro (domingo)

                10h. "Memória LGBT+ e Colagem Experimental"

                Oficina com Mari Velasco, artista visual e pesquisadora do Instituto LGBT+

                 *20 vagas, mediante a inscrição prévia

                14h. "Berros Bis: memórias bissexuais no rock brasiliense"

Memórias da produção bissexual na cena do rock brasiliense e as histórias de afirmação e expressão de nossos sons, desejos e afetos.

                17h. "O arco-íris de Oxumarê: quando LGBT+ dançam no sagrado"

Memórias LGBT+ na história de resistência dos terreiros de Candomblé no DF e Entorno, histórias de vida sexual-dissidentes e a construção de comunidades sagradas de acolhimento à diversidade.

 

*Inscrições e mais informações em: http://memoria.lgbt/simposio

I Simpósio Memórias LGBT+