III Seminário Internacional: Saúde de Populações em Vulnerabilidade


Auditório ADUnB 08:00 - 18:00:00 19/09/2018 - 21/09/2018

O III Seminário Internacional sobre Populações Vulneráveis ocorrerá nos dias 19, 20 e 21 de setembro de 2018, na sede do Centro Cultural da ADUnB, no Campus Darcy Ribeiro da UnB, com o tema Vulnerabilidades Contemporâneas: Persistentes e Emergentes.

 

A vulnerabilidade é um tema que atinge todas as camadas sociais da sociedade, estratificando-se por grupos e segmentos específicos.

 

O evento se direciona para estudantes da área da saúde, profissionais desta área, agentes sociais que lidam com populações em vulnerabilidade, gestores públicos ligados a políticas públicas voltadas para populações específicas, pesquisadores em saúde ou no campo social e a todos os interessados.

 

Todas as instituições acadêmicas do Centro Oeste e do Brasil poderão participar, enviar alunos e fomentar discussões e questões acerca do tema das vulnerabilidades, que infelizmente parece caracterizar o Brasil nos tempos atuais.

 

Haverá emissão de Certificado de Participação no total de 30 horas para todos os INSCRITOS e Certificado de Apresentação de Trabalho Oral ou Pôster para aqueles que apresentarem trabalhos acadêmicos. Se houver interesse, o participante poderá também submeter trabalhos, nas modalidades APRESENTAÇÃO ORAL e PÔSTER. Confira detalhes do edital

 

Inscrições abertas!

 

Programação

 

DIA 19/9 

 Magnífica Reitora da Universidade de Brasília. Márcia Abrahão.

Deputada Federal. V. Ex.a Erika Kokay.

Ministério dos Direitos Humanos. Excelentíssimo Ministro Gustavo do Vale Rocha.

Secretaria de Estado do Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH. Ilma Ilda Ribeiro Peliz.

Coordenação-Geral de Apoio ao Controle Social, à Educação Popular em Saúde e às Políticas de Equidade do SUS – MS. Ilmo Marcus Vinicius Barbosa Peixinho.

Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS.Presidente Mauro Guimarães Junqueira.

Decanato de Extensão – DEX. Decana Olgamir Amancia Ferreira. 

Observatório de Economia Criativa OBEC. Ilma Thérèse Hofmann Gatti.

10h – 10h30:  Lançamento do Livro: Manual de Saúde Coletiva e do Dossiê especial da revista Saúde e Sociedade.

Exposição de Pôsteres

 

11h – 12: Conferência de Abertura 

Prof. Dra. Maria Cecília Minayo. CLAVES/ENSP FIOCRUZ.

 

14h – 17h: Mesa 1: Vulnerabilidade no Contexto Internacional 

Marc-Olivier Déplaude. Pesquisador em sociologia (IRISSO- INRA). « Des praticiens captifs : les médecins étrangers en France ».

Marie Ménoret. Mestre de Conferência na Universidade Paris VIII. Pesquisadora do  Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris – CSU-CRESPPA. « Survivre à un cancer : une précarité invisible »

Jérémy Geeraert. Pós-doutorando no Centro Marc Bloch – Universidade Paris XIII e Jovem pesquisador no l'Institut de recherche sur les enjeux sociaux (IRIS, EHESS, Paris 13, Inserm, CNRS). Centro de Pesquisa em Ciências Sociais de Berlim – An-Institut an der Humboldt Universität – Universidade de Berlim. « Étudier le gouvernement des pauvres et migrants à l'hôpital en France ».

 

DIA 20/9

9h – 12h: MESA 2: Vulnerabilidades Nacionais      

Profa Dra. Vera Schattan Pereira Coelho. Universidade Federal do ABC. CEBRAP USP. Trajetória das Desigualdades em Saúde no Brasil.

Prof. Dr. Jorge Luís de Souza Riscado. Universidade Federal de Alagoas – Faculdade de Medicina. Vulnerabilidade na perspectiva de raça/etnia.

Profa. Dra. Áurea Ianni. Livre-docente da Faculdade de Saúde Pública da USP. Individualização e a produção dos processos em saúde–doença no Brasil atual.

 

14h – 15h: MESA 3: Vulnerabilidades Locais

Apresentação das Pesquisas do ObVUL

Apresentações Orais.

 

15h30 – 17h: 

Carolina Sampaio Vaz. Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. Vulnerabilidade na Saúde: Equipes Consultório na Rua.

Profa. Dra. Ana Maria Nogales Vasconcelos. Diretoria de estudos e políticas sociais – DIPOS. CODEPLAN. Panorama das populações em vulnerabilidade no DF.

Victor Nunes Gonçalves – Subsecretário de Igualdade Racial – SEDESTMIDH DF

 

DIA 21/9

9h – 12h: MESA 4: Vulnerabilidade e Políticas de Estado           

Profa Dra Inesita Araújo. Fiocruz RJ. LACES – ICICT. Comunicação e Saúde: uma ferramenta de superação das desigualdades?

Profa Dra Marilisa Berti. Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. Epidemiologia: base para a avaliação das tendências e das desigualdades em saúde.

Profa. Dra. Maria Célia Delduque. Fiocruz Brasília. Como se comporta o Congresso Nacional frente as vulnerabilidades em Saúde?

 

14h – 16h: MESA 5: Estado, Financiamento e Saúde

Prof. Dr. Everton Sotto Tibiriçá Rosa. Faculdade de Economia da UFG.

Prof. Dr. Roberto Ellery Jr. Faculdade de Economia da UnB.

 

16h – 16h30: Encerramento do Seminário

 
III Seminário Internacional: Saúde de Populações em Vulnerabilidade