XV Quartas Dramáticas: "À petites pieres"


Módulo 6 - ICC Sul Subsolo 11:00 - 00:00:00 28/06/2018 - 28/06/2018

No projeto Quartas Dramáticas, são apresentadas encenações de leitura de peças teatrais. Nesta 15ª edição, a programação semestral iniciou em março, com a apresentação de Macunaíma, montagem do Grupo Semente e, na sequência, no mês de abril, com o monólogo Duas vezes Clarice, com Pedro Drummond. 
Em partir de 13/06, iniciou-se a programação final do Quartas Dramáticas, com encenações realizadas por graduandos, sob a supervisão dos responsáveis pelo projeto, Prof. André Luís Gomes (IL - TEL) e Profa. Glória Magalhães (IL - LET).

A programação final do XV Quartas Dramáticas reúne as peças: Mata teu pai, de Grace Passô; O bailado do deus morto, de Flávio de Carvalho; Relógios de areia, de Maria Shu; e À petit pierres, de Gustave Akakpo. As encenações são dirigidas, respectivamente, por Bárbara Figueira, doutoranda do PósLIT; Bruna Dutra, graduanda em Artes Cênicas. Gui Liones, monitor e graduando em Artes Cênicas, e André Luís Gomes, professor do TEL/coordenador do Quartas Dramáticas dividem a direção de Relógios de Areia. Encerrando a programação, a encenação À petit pierres, coordenada por Glória Magalhães, será apresentada em francês durante o III LIAME (Seminário de LITERATURA, ARTES E MÍDIAS) e II LOA (Seminário da Linha de Pesquisa Literatura e outras artes).

 

À PETITE PIERRES, de Gustave Akakpo.

 

À petites pierres (2008), peça do dramaturgo togolês Gustave Akakpo, contém todos os ingredientes da farsa: quiproquós, travestimentos, conversas surpreendidas, apartes e inimigos que se tornam amantes. Uma tragédia travestida de farsa que começa como um jogo de sedução corriqueiro, daqueles que acontecem entre um moço e uma moça que se encontram ao anoitecer. Ele com o objetivo de conquistá-la como mais uma aventura sexual e ela com seus sonhos de longínquo paraíso. Embora já tenha um noivo, ela se rende às palavras melosas do jovem. O Ex-futuro-sogro a surpreende com o amante e pede reparação. O moço é condenado a pagar uma multa e ela a pagar com a própria vida. O texto da peça toma inspiração um caso verídico acontecido com Amina Lawal Kurami (nascida em 1972), uma nigeriana que foi condenada à morte por linchamento, no início dos anos 2000, devido a uma acusação de adultério e à concepção de um filho fora do casamento.

XV Quartas Dramáticas: "À petites pieres"