Práticas: Editorial Brasília


Auditório Pompeu de Sousa FAC 09:00 - 18:00:00 22/05/2018 - 22/05/2018

Programação


Mesa 1: Mercado de notícias
Horário: de 9h as 10h30
As profundas mudanças no modelo de negócio jornalístico a partir da inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). As alterações nas rotinas de produção e divulgação, que apontam novos caminhos para a prática jornalística. O mercado de notícias na contemporaneidade e a responsabilidade dos jornalistas diante de seus leitores. A informação como reflexo do tempo e do espaço, a partir de um processo de significação do mundo. As especificidades do jornalismo realizado em Brasília.
Mediação: Ana Carolina Kalume.
Palestrantes: Portal Metrópolis, Empresa Brasil de Comunicação, Correio Brasiliense.

Mesa 2: Editoras em instituições.
Horário: de 10h45 as 12h15
Discute-se o papel de editoras com nomes vinculados à uma instituição política e ou de pesquisa. Estas servem como canal para comunicar,
disseminar e publicar pesquisas e manuscritos produzidos na instituição de caráter científico, técnico e acadêmico. Procura-se apresentar o processo de seleção editorial de instituições que se distinguem de editoras de obras comerciais.
Mediação: André Maya.
Palestrantes: Editora da Câmara, Editora da Embrapa e Editora da UnB.

Mesa 3: Editorial nas Ruas
Horário: de 14h as 15h30
Conversa entre projetos que usam do editorial para veicular produções autorais e tratar de representatividades sociais. Busca discutir estratégias de apropriação de espaços para divulgação, venda e(in)formação do público leitor sobre conteúdos que tendem à invisibilidade.
Mediação: Camila Torres.
Palestrantes: Feira Dente, Revista Traços, Padê Editorial.

Mesa 4: Pequenas Editoras
Horário: de 15h45 as 17h15
Na mesa encontram-se representadas pequenas editoras com sede em Brasília. Procura-se discutir o desafio profissional e de investimento destas empresas, assim como as perspectivas do mercado alternativo de publicações de livros. Pauta-se as principais particularidades e dificuldades não somente de produção, mas, sobretudo de divulgação e distribuição frente às grandes empresas do ramo.
Mediação: Rogério Camara
Palestrantes: Estereográfica Editorial, Tagore Editora, Savant Editora.

Práticas: Editorial Brasília