Exposição fotográfica: Via Crucis


Museu da República 19:00 - 00:00:00 10/05/2018 - 10/06/2018

De 10 de maio a 10 de junho, o estudante do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, Tarcísio Paniago assina uma exposição individual de fotografias no Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. A série de fotografias Via Crucis, realizada em 2015, em Brasília, na via W3 Norte, retrata o artista visual e performer Ariel Nobre no contexto da sua transição do gênero feminino para o masculino. Em seguida, a série será exposta na Casa do Brasil em Paris (França), no Museu da Fotografia em Fortaleza (CE) e em uma escola pública da região Administrativa de São Sebastião (DF), em uma esforço de sensibilização e de diálogo com jovens estudantes do ensino médio acerca da fotografia como linguagem de comunicação e expressão.

 

Composta por 15 fotografias em grande formato, impressas em papel de alta qualidade, emolduradas de forma a evocar a arte sacra, legendadas em latim e mimetizando as obras clássicas renascentistas, Via Crucis esteve em exposição no espaço cultural Obere Mühle (Dübendorf, Suíça), compôs o coletivo Eixo Arte, no Rio de janeiro, e foi exposta nas mostras paralelas do Fórum Social Mundial, recentemente realizado em Salvador (BA).

 

A exposição da série Via Crucis será aberta ao público em 10 de maio ocasião que, tendo em vista a temática que aborda,  haverá uma performance do artista trans Ariel Nobre, retratado na série fotográfica. A drag queen brasiliense Alice Bonbom distribuirá seus já famosos bombons ao público presente na abertura da mostra, que será, durante todo o período de exposição, apoiada por um programa educativo assegurado, entre outros, por monitores transexuais alunos da Universidade de Brasília. Ainda no âmbito do lançamento da exposição, no sábado 14 de maio haverá uma roda de conversa sobre identidade de gênero conduzida pela professora do Instituto de Psicologia Tatiana Lionço, uma oficina sobre direitos humanos conduzida por Paula Bennet, assessora trans da Subsecretaria de Direitos Humanos do GDF. Haverá também, na cinemateca do Museu, uma exibição de curta-metragens de temática trans.

 

Clique aqui para mais informações sobre a exposição.

Exposição fotográfica: Via Crucis