SENTIR - 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva


Centro Cultural Banco do Brasil 19:00 - 00:00:00 13/12/2017 - 17/12/2017

Com financiamento e patrocínio do FAC (Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal) e apoio do Centro Cultural Banco do Brasil, da Embaixada da Eslovênia em Brasília e da Universidade de Brasília (UnB), a SENTIR – 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva convida companhias de teatro e dança que, com seus espetáculos, ultrapassam paradigmas das formas ditas normais de expressão e de percepção da arte.

 

 As obras fazem refletir sobre a questão do corpo com deficiência e desafiam os limites que os sentidos possuem independente da importância que cada um tem para cada indivíduo. Os espetáculos são capazes de mostrar que a pouca acuidade ou a ausência de determinado sentido pode intensificar a potencialidade poética da obra e não ser apenas um obstáculo para a sua percepção.

 

A SENTIR - 2ª Mostra de Arte Sensorial e Inclusiva, a ser realizada no Centro Cultural Banco do Brasil, em Brasília, contará com 10 apresentações de espetáculos de Artes Cênicas e Dança executados por uma companhia do Distrito Federal (Projeto Pés), uma do Rio de Janeiro (Escola de Gente – Os Inclusos e os Sisos), duas de São Paulo (Marcos Abranches e Grupo Sensus) e uma da Eslovênia (Barbara Pia Jenič). Além dos espetáculos, será realizada uma oficina de dança para pessoas com ou sem deficiência, além de uma palestra e uma mesa de debate sobre arte, deficiência e inclusão. 

 

A proposta é apresentar diferentes perspectivas de produção artística e alternativas de vivenciar a arte por meio de experimentações sensoriais inusitadas. São espetáculos que desafiam os paradigmas do corpo, que podem ser "vistos" a partir da sonoridade, "ouvidos" pelo olfato, "escutados" por meio do silêncio dos gestos.  

 

Todo o projeto em sua extensão contempla ações de acessibilidade cultural. A SENTIR prevê em todos os espetáculos tradutores em libras para deficientes auditivos e audiodescritores para deficientes visuais com rádios para transmissão simultânea, acessibilidade estrutural para cadeirantes, impressão de folder em braile, produção de site com recursos de acessibilidade e um monitor  responsável pela integração do público com os espetáculos. De acordo com dados da CODEPLAN, cerca de quase um quarto da população possui algum tipo de deficiência. São 22,23% dos habitantes do Distrito Federal.

A ideia, além de promover as ações de acessibilidade, é fazer interagir diversos públicos e artistas com ou sem deficiência e mostrar que a arte deve ser produzida e consumida por todos, independente de limitações físicas ou sensoriais. A SENTIR tem patrocínio do FAC, apoio do Centro Cultural Banco do Brasil, da Embaixada da Eslovênia em Brasília e da Universidade de Brasília.

 

Sobre os espetáculos

 

Barbara Pia Jenič

(Eslovênia) – Sensorial theatre language in Senzorium

Classificação: 12 anos

Duração: 120 minutos

Com audiodescrição e libras

 

A palestra/performance realizada por Barbara Pia Jenič trata-se de uma apresentação teórica e prática do que é a linguagem sensorial, seu contexto internacional e histórico e o modo de desenvolvimento do grupo Senzorium na Eslovênia. A artista mostra como a poética da linguagem teatral sensorial baseia-se em várias ferramentas: Escuridão, silêncio, solidão, linguagem dos sentidos, inconsciente coletivo, sincronismo, espaço vazio, imagens internas, arquétipos e símbolos. Os visitantes são viajantes: são os principais atores e se deslocam de um espaço para outro. Os artistas de uma história são personagens secundários nas histórias dos visitantes. É extremamente difícil para a linguagem teatral sensorial corresponder à poética teatral convencional. A especificidade da linguagem teatral sensorial é que ela trata os visitantes individualmente. Barbara Pia é uma das principais expoentes da linguagem sensorial teatral no mundo.

 

Similitudo – Projeto Pés - (DF)

Classificação: livre

Duração: 45 minutos

Com oferta de audiodescrição, não há necessidade de Libras pois não há oralidade no espetáculo.

 

SIMILITUDO propõe-se ao cotidiano em cena. O espetáculo aborda questões do convívio social no dia-a-dia e de como esse cotidiano, muitas vezes, poda e molda padrões de movimento, de relacionamento e até de sensibilidade.

 

Ninguém mais vai ser bonzinho – Escola de Gente / Os Inclusos e os Sisos

Classificação: livre

Duração: 60 minutos

Com audiodescrição e Libras

 

Os Inclusos e os Sisos - Grupo de Arte e Transformação Social – foi criado no ano de 2003 pela Escola de Gente a partir de mobilização de Tatá Werneck junto aos alunos(as) de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), despertou plateias para a causa da inclusão através do teatro. Desde sua formação, o grupo já percorreu 14 estados de todas as regiões do Brasil, somando um público de mais de 30 mil pessoas. Fundada pela jornalista Claudia Werneck em 2002, a ONG Escola de Gente já sensibilizou mais de 400 mil pessoas de 16 países das Américas, África, Oceania e Europa, além de contar com parceiros/as da sociedade civil, governos, Ministério Público da União, conselhos de direitos, cooperação internacional e empresas. Por sua atuação, a ONG recebeu 41 reconhecimentos nacionais e internacionais, dentre elas duas da Presidência da República: o "Prêmio Direitos Humanos 2011" na categoria "Direitos de Pessoas com Deficiência", a mais alta condecoração do Estado brasileiro na área dos Direitos Humanos; e a Ordem de Mérito Cultural 2014, por usa contribuição ao país na categoria "Artes Integradas".

 

O pequeno príncipe sensorial – Grupo Sensus (SP)

Classificação: livre

Duração: 120 minutos (25 minutos por trajeto)

Com Libras

 

O Pequeno Príncipe Sensorial é uma performance "ambulante". O público é convidado a percorrer um trajeto conduzido pelos atores que, além de guiá-lo, interpretam textos da obra de Antoine de Saint-Exupèry, e o estimulam sensorialmente através do tato, olfato e audição. Por utilizar a plateia vendada, o Pequeno Príncipe e todo seu simbolismo, dialoga com a linguagem do Sensus, especialmente quando diz: "o essencial é invisível aos olhos". Valores como amizade, amor e caráter são introduzidos de forma poética nesta obra encantadora que emociona crianças e adultos.

 

D... Equilíbrio – Marcos Abranches (SP)

Classificação: 14 anos

Duração: 45 minutos

Com audiodescrição

 

Marcos Abranches é coreógrafo e dançarino portador de coreoatetose, deficiência física rara decorrente de uma lesão cerebral. Não é uma doença e sim um estado patológico que se manifesta a partir de movimentos involuntários, intermitentes e irregulares da face e dos membros. Marcos acha importante enfatizar que não possui nenhuma limitação intelectual e que utiliza da própria deficiência como referência de estudo para a construção de sua linguagem artística corporal, sendo o único coreógrafo brasileiro com paralisia cerebral a propor um estudo sobre dança contemporânea.

D...Equilíbrio" inspirou-se especialmente no filme "Bicho de Sete Cabeças", de Laís Bodanzky, adaptado do livro "Canto dos Malditos" de Austregésilo Carrano. O bailarino que vai ministrar ainda uma oficina intitulada "Coreoatetose" (causada por paralisia cerebral)  chegou a conhecer o escritor. O solo reflete a relação entre equilíbrio e desequilíbrio dentro da parcialidade de movimento do dançarino Marcos Abranches. Ele oscila o corpo para despertar do vazio e isolamento causado pelo desequilíbrio. A desestética do movimento é sentida pelo abandono e pela rejeição, entendendo que o alívio está no amparo do amor. Investiga no movimento do corpo um mundo sem angústia, sem dores, sem desespero. Busca a vida. Encontra na dança o equilíbrio do corpo e o belo da alma.

 

Programação:

 

Espetáculos

 

Dia 13 de dezembro, às 19h, Teatro I do CCBB/DF:

Abertura e apresentação artística -Barbara Pia Jenič – Sensorial theatre language in Senzorium (Eslovênia)

 

Dias 14 e 15 de dezembro, às 19h, Teatro II do CCBB/DF:

Similitudo – Projeto Pés - (DF)

 

Dias 14 e 15 de dezembro, às 21h, Teatro I do CCBB/DF:

Ninguém mais vai ser bonzinho – Escola de Gente / Os Inclusos e os Sisos  (RJ)

 

Dias 16 e 17 de dezembro, às 16h, Teatro II do CCBB/DF:

O pequeno príncipe sensorial – Grupo Sensus (SP)

 

Dias 16 e 17 de dezembro, às 21h, Teatro I do CCBB/DF:

D... Equilíbrio – Marcos Abranches (SP)

 

Oficinas e atividades paralelas

 

Palestra / Mesa de debate - Arte, deficiência e inclusão – 14 de dezembro às 15h (UnB)

Com Libras

 

Coordenação: Everton Luis Pereira. Antropólogo e professor do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. A deficiência ainda se configura como um tema pouco debatido nos diferentes meios, sejam eles na sociedade em geral ou nas universidades. Trata-se a deficiência como se fosse uma questão a ser apenas abordada por especialistas, grande medida médicos, psicólogos e assistentes sociais, deixando os demais pouco expostos a problematização da questão e debate de um tema tão pertinente. As artes, neste sentido, é um dos espaços que pouco se debate o tema e pouco vem sendo feito no sentido de reconfigurar as formas de pensar e fazer teatro e dança a partir dos corpos diferentes.

 

Barbara Pia Jenič (Eslovênia) – Sensorial theatre language in Senzorium

15 de dezembro às 15h (UnB)

Auditório 01

Faculdade de Ciências da Saúde (FS)

Campus Universitário Darcy Ribeiro

Universidade de Brasília (UnB)

Com Libras e audiodescrição

 

A palestra/performance realizada por Barbara Pia Jenič trata-se de uma apresentação teórica e prática do que é a linguagem sensorial, seu contexto internacional e histórico e o modo de desenvolvimento do grupo Senzorium na Eslovênia. A artista mostra como a poética da linguagem teatral sensorial baseia-se em várias ferramentas: Escuridão, silêncio, solidão, linguagem dos sentidos, inconsciente coletivo, sincronismo, espaço vazio, imagens internas, arquétipos e símbolos. Os visitantes são viajantes: são os principais atores e se deslocam de um espaço para outro. Os artistas de uma história são personagens secundários nas histórias dos visitantes. É extremamente difícil para a linguagem teatral sensorial corresponder à poética teatral convencional. A especificidade da linguagem teatral sensorial é que ela trata os visitantes individualmente. Barbara Pia é uma das principais expoentes da linguagem sensorial teatral no mundo.

 

Oficina Coreatetose com Marcos Abranches, 16 de dezembro, 10h (PROMODEF - Estação 112 sul metrô)

Com Libras

Oficina de dança para pessoas com ou sem deficiência com o coreógrafo Marcos Abranches a "Oficina Coreoatetose" tem seu foco no refinamento da linguagem da dança inclusiva dentro do universo da dança contemporânea. O processo criativo da oficina está centrado no estudo do corpo de Marcos Abranches em e tem como referências o método Feldenkrais, o Butoh, o Danceability e o Contato-improvisação.