Exposição UV


Galeria Ponto 00:00 - 00:00:00 06/11/2017 - 06/12/2017

A Galeria Ponto recebe a Exposição UV, que reúne obras de 12 artistas que se aventuram nas múltiplas possibilidades de impressão por meio de técnicas fotográficas histórico-alternativas do início do século XIX. A abertura da mostra  acontece às 19h. 

Todas as imagens da exposição foram produzidas, exclusivamente, por impressão por ação direta da luz ultravioleta (UV) sobre reagentes químicos fotossensíveis. As técnicas são variadas: há ensaios em Cianotipia, Marrom Van Dyke e Goma Bicromatada. 

Cada uma das obras da Exposição UV é única, em função da luz do dia em que foi feita, do tempo em que o fotolito/transparência ficou em exposição, da forma como a emulsão foi espalhada sobre o suporte, do pincel utilizado para este fim, da umidade do ar, entre outras variáveis. "Esses aspectos conferem à prática da fotografia alternativa característica de manualidade e de unicidade, em oposição à automatização dos processos fotográficos", explica a curadora da mostra, Ruth Sousa, coordenadora do grupo de pesquisa e extensão LAFA (Laboratório de Fotografia Alternativa) da Universidade de Brasília (UnB).

As imagens são resultado de um ano de pesquisas e experimentações sob a orientação da própria professora doutora Ruth Sousa, que assina também a expografia da exposição, ao lado do artista plástico Átila Regiani.  

A curadora aponta que a mostra reúne um conjunto diverso e multifacetado de propostas, cujo resultado é "o resgate, o hibridismo e a invenção de máquinas e maneiras de olhar". Ruth ainda destaca: "São imagens anacrônicas em um sentido pleno, tanto se dirigem ao passado quanto ao futuro, oscilam entre o transitório e o permanente, fotografias antes e depois da fotografia". 

Artistas – Alice Almeida, Amanda Ehrhardt, Amandla Gandhi, Andresa DeBessa, Antonio Biancho, Antônio Joffily, Aurora Narmada Sugasti, Denise Caputo, Lucas Sertifa, Maria Fernanda Escallon, Rinaldo Morelli e Telio Pacheco