Palestra: Aprender em comunidade


Auditório da Reitoria 10:00 - 00:00:00 18/08/2017 - 18/08/2017

A Comissão UnB.Futuro vai recomeçar as suas atividades no segundo semestre de 2017 com uma palestra do educador português José Pacheco.

 

 

Dia: 18 de agosto, sexta-feira.

Horário: 10h

Local: Auditório da Reitoria da UnB.

 

"Aprender em comunidade"

 

Os projetos humanos contemporâneos não se coadunam com as práticas escolares que ainda temos, carecem de um novo sistema ético e de uma matriz axiológica clara, baseada no saber cuidar e conviver. Requerem que abandonemos estereótipos e preconceitos. Exigem que se transforme uma escola obsoleta numa escola que a todos e a cada qual dê oportunidades de ser e de aprender. Urge humanizar a educação, conceber novas construções socais de aprendizagem, nas quais, efetivamente, se concretize uma educação integral. Urge constituir redes de aprendizagem, que promovam desenvolvimento humano sustentável. A educação acontece na convivência, de maneira recíproca entre os que convivem. Se a modernidade tende a remeter-nos para uma ética individualista, nunca será demais falar de convivência e diálogo, enquanto condições de aprendizagem. Será oportuno falar de novas construções sociais. A partir do que somos, do que sabemos e do que sabemos fazer, urge afirmar a possibilidade de conceber "comunidades de aprendizagem".

 

Resumo da Biografia de José Pacheco:

 

Mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em Portugal, especialista em Música e Alfabetização. Fundador da "Escola da Ponte", em Portugal, referência mundial de sucesso em inovação pedagógica, o que lhe deu o título de Notório Especialista. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do "Educação para Todos" projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Coordenador do projeto "Fazer a Ponte", realizado na Escola de Ponte de 1976/2004, projeto que o levou a ganhar vários prêmios, entre eles: "Excelência Acadêmica Prêmio da Fundação Eng. Antônio de Almeida", "Comenda da Ordem da Instrução Pública" e "Experiências Inovadoras no Ensino". Em 2007 adotou o Brasil como Pátria, desde então vem rodando o país, mobilizando professores, educadores, estudantes, crianças, jovens e entusiastas da educação que acreditam na transformação democrática por meio da educação, da integração comunitária e das artes. É indutor de mais de 100 projetos para uma nova educação no Brasil, e colaborador voluntário no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, Brasil, que segue o mesmo modelo de ensino da Escola da Ponte. Foi pesquisador do IBICT - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060 – Plano Estratégico para a uma Cidade Sustentável, onde desenvolveu pesquisa na área da Educação. No MEC (Ministério da Educação) integrou o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica. É Diretor Pedagógico da EcoHabitare Consultoria e Projetos Ltda., empresa social que promove inciativas com foco na criação de comunidades sustentáveis a partir de comunidades de aprendizagem, onde coordena os projetos de formação: Gaia Escola – Construindo Comunidades de Aprendizagem para um Mundo Sustentável e Escolas em Transição que visam a reconfiguração da prática educativa em escolas públicas e privadas do Brasil. Participa da Rede de Inovação e Criatividade da Educação do Sesc Nacional atuando nos grupos de trabalho de Formação e Avaliação. É autor de inúmeros livros e artigos sobre educação e um grande dinamizador da gestão democrática.

 

 

UnB.Futuro é uma parceria do Núcleo de Estudos do Futuro (n-Futuros/CEAM/UnB) com o Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI).