Documentário: Cinema Novo


CAL UnB 19:00 - 00:00:00 28/07/2017 - 28/07/2017

CineCAL, em julho, celebra o Cinema Novo, movimento da segunda metade dos anos 1950 influenciado pela Nouvelle Vague e pelo neorrealismo italiano, que surgiu incorporando novas formas de linguagem e renovando questões estéticas e culturais do Brasil. Por meio do trabalho de jovens realizadores,  buscou analisar os entraves políticos e sociais do país e se afirmou como o grande movimento cinematográfico brasileiro.

A programação do CineCAL, que contém dois pilares da estética da fome – Os fuzis e Vidas secas, é composta por filmes de Roberto Pires, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Miguel Borges, Marcos Farias, Luís Sérgio Person e por um documentário feito por Eryk Rocha, em 2016, contando a história do movimento.

 

Sinopse:

Cinema Novo. Direção de Eryk Rocha, 2016, 90 min. Um ensaio poético, um olhar aprofundado e um retrato íntimo sobre o Cinema Novo, movimento cinematográfico brasileiro que colocou o Brasil no mapa do cinema mundial e lançou grandes diretores como Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos e Cacá Diegues, e criou uma estética única, essencial e visceral que mudou a história do cinema brasileiro. Classificação: 14 anos.