Filme: São Paulo S. A.


CAL UnB (sala 305) 19:00 - 00:00:00 20/07/2017 - 20/07/2017

CineCAL, em julho, celebra o Cinema Novo, movimento da segunda metade dos anos 1950 influenciado pela Nouvelle Vague e pelo neorrealismo italiano, que surgiu incorporando novas formas de linguagem e renovando questões estéticas e culturais do Brasil. Por meio do trabalho de jovens realizadores,  buscou analisar os entraves políticos e sociais do país e se afirmou como o grande movimento cinematográfico brasileiro.

A programação do CineCAL, que contém dois pilares da estética da fome – Os fuzis e Vidas secas, é composta por filmes de Roberto Pires, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Cacá Diegues, Ruy Guerra, Joaquim Pedro de Andrade, Leon Hirszman, Miguel Borges, Marcos Farias, Luís Sérgio Person e por um documentário feito por Eryk Rocha, em 2016, contando a história do movimento.

 

Sinopse:

São Paulo S. A. Direção de Luís Sérgio Person, 1965, 90 min. Entre 1957 e 1961, Carlos, que pertence à classe média paulista,  é levado pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, e ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Classificação: 14 anos.

 

Clique aqui para conferir a programação completa.

Filme: São Paulo S. A.