5ª Palestra do IB Discute


Auditório 1 do IB 15:30 - 00:00:00 14/09/2017 - 14/09/2017

A palestra terá como tema Desenvolvimento tecnológico e inovação: desafios da relação universidade-empresa e proferida pelo Prof. Álvaro Prata, Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

 

Currículo sintético do Prof. Álvaro Prata: É Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e professor titular e ex-Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC. Possui graduação em Engenharia Mecânica e em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Minnesota, EUA.  Em função de sua reconhecida atuação em pesquisa e ensino em nível de pós-graduação, é pesquisador nível 1A no CNPq. É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico - Classe Grã Cruz, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência. Recebeu o Prêmio Anísio Teixeira por ocasião do 60 aniversário da CAPES, em reconhecimento à sua grande contribuição ao desenvolvimento das Instituições Educacionais, Científicas e Tecnológicas no Brasil, por meio do magistério, da pesquisa e da liderança institucional. De maio de 2012 a agosto de 2014 foi Secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação e de setembro de 2014 a abril de 2015 foi Secretário Executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. 

 

O IB Discute tem por objetivo debater temas de relevância acadêmica em ciências da vida e áreas correlatas como educação, tecnologia, inovação e cultura, promovendo reflexões acerca das conquistas e dos desafios da universidade.