Exposição: Controle Social - Aprenda a Ser um Auditor Social


FACE 18:00 - 22:00:00 29/06/2017 - 29/06/2017

No dia 29 de junho, quinta-feira, ocorre a exposição de pôsteres, das 18h às 22h, na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão Pública (FACE) como atividade de Projeto de Extensão e da disciplina Programação Fiscal e Financeira (PFF) do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais (CCA).

 

O objetivo do projeto de extensão "CONTROLE SOCIAL: APRENDA A SER UM AUDITOR SOCIAL", coordenado pelo Prof. Dr. Abimael de Jesus Barros Costa, é capacitar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral para exercer o controle social da gestão das finanças públicas.

 

A metodologia do projeto será ofertar oficinas para coletar dados, onde serão produzidos artigos, materiais culturais, cartilhas, folhetos, manuais e outros produtos, a fim de disseminar na sociedade o conhecimento que é construído em sala de aula.

 

Após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF e da Lei de Acesso à Informação-LAI, a sociedade brasileira demanda por capacitação para ter condições de exercer o direito constitucional de fiscalizar a gestão pública, ou seja, cada brasileiro pode se tornar um Auditor Social.

 

A principal dificuldade de acesso aos Portais de Transparência está associada a dois fatores: baixo nível de escolarização da população e a linguagem técnica disponível nos portais. O entendimento do funcionamento da estrutura da gestão orçamentária brasileira é bastante complexo e encontra-se restrito a um círculo de especialistas.

 

Nesta oficina serão apresentados pôsteres dos alunos de graduação que foram elaborados durante a oferta da disciplina sobre os seguintes temas:

 

1 – Teoria Ricardiana.

2 – Teoria Keynesiana.

3 – Marcos regulatórios e auditoria governamental da dívida pública.

4 – Evolução recente do mercado de títulos da Dívida Pública Federal.

5 – Títulos públicos federais e suas formas de precificação.

6 – Organização do mercado financeiro no Brasil.

7 – Mercado primário da Dívida Pública Federal.

8 – A base de investidores da Dívida Pública Federal no Brasil.

9 – Mercado secundário da Dívida Pública Federal.

10 – Venda de títulos públicos pela internet: Programa Tesouro Direto.

11 – Estrutura institucional e eventos recentes na administração da Dívida Pública Federal.

12 – O Orçamento e a Dívida Pública Federal.