Palestra: O Alimento Nosso de Cada Dia


Auditório Augusto Boal 09:00 - 00:00:00 28/06/2017 - 28/06/2017

Mesa Redonda com Palestra

O Alimento Nosso de Cada Dia: A Importância Estratégica do Melhorando Genético Participativo Para a Agricultura Mundial

 

Dia: 28 de junho, quarta-feira.

Horário: 09h

Local: Auditório Augusto Boal - Faculdade UnB Planaltina (FUP).

 

O que você tem a ver com esse debate? 

O melhoramento genético participativo é um componente do manejo da diversidade genética, ele reúne uma sistemática dos conhecimentos, habilidades, experiências, praticas e saberes dos agricultores. Esse melhoramento permite que o agricultor adapte os manejos em regiões ambientais, climáticas, econômicas adversas. Além de ser uma prática que possibilita construir um meio agrícola mais sustentável, e eleva a renda e agregação de valores ambientais e sociais, criando base para a soberania alimentar das comunidades, que são responsáveis pela a maioria dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

 

Palestrante:

Dr. Altair Toledo Machado

Pesquisador Senior em Melhoramento Genético Participativo na Agricultura Familiar, desde 1989 tem atuação nacional no Brasil, e internacional na Itália, França, Portugal, Espanha, e países da América Latina mediante projetos colaborativos de melhoramento genético com produtores e camponeses. Engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1981), mestrado em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Biológicas (Genética) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997).

 

Debatedores:

Vanessa Brito de Jesus: Doutora em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica da Universidade Estadual de Campinas (DPCT/UNICAMP). Mestre em Engenharia de Produção pela UFSCar. 

Antônio José Pacheco Leão: Engenheiro Agrônomo e Professor IFB Planaltina - Curso Técnico em Agroecologia e Agropecuária.

Ivo Ricardo: Produtor Agroecológico de Brasília e Goiás associado e presidente da Cooperartiva de Produção, /serviços e Trocas de Agricultura Familiar Coopercajás (Assentamento Cunha -Cd. Ocidental/Líder-Luziânia, e Oziel III-Pipiripau).