XIII Quartas Dramáticas: Blecaute


Módulo 6 - Subsolo ICC Sul 19:00 - 00:00:00 28/06/2017 - 28/06/2017

BLECAUTE, de Davey Anderson

 

A peça de David Anderson foi inspirada na vida real de um jovem de Glasgow, Thiago, que foi preso por tentativa de homicídio e ganha liberdade condicional. Na peça, o jovem acorda em uma cela da prisão numa noite e não consegue se lembrar como ele chegou lá, ou o que ele fez para merecer ser trancado. Gradualmente, tudo vem inundando de recordações. 


O texto teatral não tem indicações cênicas (rubricas) e nem mesmo falas são designadas às personagens, portanto, o grupo pôde livremente atribuir falas para atores/atrizes, individuais e em coro, e construir a movimentação cênica. O texto é inovador do ponto de vista formal, mas não deixa de tratar de conflitos sociais/familiares presentes no nosso dia a dia: um pai machista e violento, uma mãe submissa e infeliz, um avô morrendo de câncer e o isolamento crescente do jovem Thiago, viciado em filmes violentos. 


Paralela à história de Thiago, construí a história de Júlio que gradativamente vai se transformando em Júlia. E esse paralelo foi possível, pois os motivos que levam Thiago a se comportar violentamente podem ser os mesmos que comprometem os sonhos, a liberdade e a felicidade de Júlio/Júlia: violência doméstica, bullying, repressão escolar, preconceito, homofobia, opressão, agressão policial etc

 
A questão não é de onde tudo deu errado, mas como e porque tudo deu errado.

 

Professor André Luis Gomes

 

Clique aqui para acessar a página do projeto.