ÓRGÃOS COLEGIADOS

Nova proposta prevê mais autonomia para as unidades acadêmicas e a promoção de programas internacionais

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB (Cepe), reunido na última quinta-feira (22), aprovou a proposta de nova regulamentação da pós-graduação strictu sensu da Universidade de Brasília.

<< Veja também: Cepe define calendário acadêmico para 2017

Entre as inovações do texto, destacam-se: a inclusão da possibilidade de promoção de programas de pós-graduação internacionais, em associação com instituições congêneres; a previsão de admissão de estudantes por fluxo contínuo; a chance de que processos de seleção ocorram sem a presença de candidatos em Brasília; e a participação de membros de comissão examinadora por videoconferência ou sistema similar.

Um dos princípios norteadores da nova regulamentação foi proporcionar às unidades mais autonomia em relação ao Decanato de Pesquisa e Pós-graduação (DPP), por meio da flexibilização de processos. Assim, alguns documentos que hoje precisam tramitar por mais tempo, passando pelo DPP, poderão ser finalizados na própria unidade.

A excelência acadêmica e a internacionalização dos programas de pós-graduação também foram elementos essenciais na elaboração do texto. A partir de agora, teses e dissertações poderão ser produzidas e apresentadas em outros idiomas, além do português, de acordo com o interesse dos programas de pós-graduação.

Confira a matéria completa na página Administração Informa.