INSTITUCIONAL

Grupo de trabalho entrega à Vice-reitoria documento com propostas para reestruturar o processo comunicacional da Universidade

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Aprimorar e integrar processos, a partir de visão e missão estratégicas sobre comunicação. As diretrizes conduziram os resultados da análise apresentada à Vice-reitoria por grupo de trabalho instituído na Universidade de Brasília.

“Esse grupo de trabalho foi estabelecido para mapear os diferentes órgãos de comunicação da Universidade e apresentar possíveis soluções para que haja uma maior otimização tanto dos recursos humanos quanto das organizações da Universidade e fazer com que isso permita que a comunicação flua melhor”, explica a vice-reitora, Sônia Báo.

O debate foi feito por representantes da Faculdade de Comunicação (FAC), UnBTV, Rádio UnB e pela Secretaria de Comunicação (Secom). A comissão reuniu documentos históricos e estudos sobre o tema, além de experiências de outras instituições para elaborar o relatório.

A principal proposta é criar um Núcleo de Comunicação (Nucom) para facilitar o acesso e a troca de informações, conteúdos e aprimorar o diálogo entre unidades acadêmicas e administrativas dos quatro campi da Universidade.

“Nossa esperança é de que, nas próximas semanas, haja condições de a administração superior oficializar um Núcleo de Comunicação para servir de fórum, de intercâmbio de medidas conjuntas. Também temos a expectativa de que algumas ações que estão pendentes sejam colocadas em prática”, diz o diretor da Faculdade de Comunicação, professor Fernando Oliveira Paulino.

Professor José Salomão, um dos fundadores da Rádio UnB, é homenageado em encontro. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

HOMENAGENS - No evento, o professor José Salomão Amorim recebeu uma placa em agradecimento aos serviços prestados à Universidade. Um dos fundadores da Rádio UnB, o docente parabeniza o resgate histórico das iniciativas já desenvolvidas na UnB.  “Como diz o compositor Paulinho da Viola, eu não sou um saudosista da história, mas a história está em mim. Ela está em nós e precisa ser, portanto, recuperada, estar presente na nossa memória. Sem memória, não existimos”, disse.

O grupo também fez menção às contribuições do professor Elício Bezerra Pontes para a Universidade e para as discussões sobre temas relacionados à comunicação. O docente faleceu em abril deste ano.

Confira a íntegra dos documentos:

<< Proposta de Comunicação Organizacional integrada para a Universidade de Brasília (Junho 2013)

<< Proposta de resolução do Consuni que estabelece a Política de Comunicação Integrada da Universidade de Brasília (Junho de 2014)

<< Experiências de Comunicação em outras universidades

<< Proposta de criação da Rádio UnB (1980)