POSSE

Maria Emilia Walter e Adail Cavalheiro tomaram posse na última sexta-feira (4), no auditório da Reitoria. Mandato será de quatro anos

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Os novos diretores do Instituto de Ciências Exatas (IE) da Universidade de Brasília tomaram posse na manhã da última sexta-feira (4), no auditório da Reitoria. Maria Emilia Walter ocupará o cargo de diretora e Adail Cavalheiro, o de vice-diretor. O tempo de mandato é de quatro anos. A cerimônia foi acompanhada por professores, chefes de departamento e alunos do instituto, membros da administração superior e pelos antigos ocupantes do cargo, o ex-diretor Noraí Rocco e o ex-vice-diretor Antônio Gomes.

O reitor Ivan Camargo e a vice-reitora Sônia Báo saldaram os novos empossados e agradeceram a gestão anterior pela contribuição prestada.

Da mesma forma, o vice-diretor, Adail Cavalheiro, diz que espera manter o nível de desempenho dos seus antecessores. "Esperamos continuar o bom trabalho da gestão anterior e desenvolver ainda mais o espírito de coesão no instituto".

Adail Cavalheiro, vice-diretor do Instituto de Ciências Exatas . Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O professor Noraí Rocco, diretor do IE nos últimos oito anos, fez um balanço positivo do tempo em que esteve à frente do instituto. Entre suas lembranças mais marcantes, a mudança dos cursos de Ciência da Computação e de Estatística para um prédio novo, a elaboração do regimento interno do IE e o avanço dos programas de pós-graduação e dos cursos de graduação. Por fim, desejou boa sorte à nova gestão. "Deixo essa gestão muito satisfeito. Ainda mais por ver a Maria Emília e o Adail (novos diretores) entrarem no meu lugar. Desejo muito sucesso e tenho certeza que o instituto só tem a ganhar daqui para frente", comemora.

Ocupar um cargo importante no IE não será uma novidade para a nova diretora Maria Emilia Walter. Professora do Departamento de Ciência da Computação (CIC), foi vice-diretora do instituto durante seis anos, já na antiga gestão. Nos últimos dois anos, esteve a frente do CIC. "É uma emoção grande assumir em um lugar onde fui aluna na graduação e no mestrado".

Ela conta que a experiência adquirida no longo tempo em que trabalha na UnB será uma aliada neste novo desafio. "O cargo de diretora amplia a relação e a atuação com o resto da Universidade. É um momento onde você tem a possibilidade de fazer coisas, interferir nas atividades de graduação e pós, com muitas ideias vindas do tempo que já estou aqui", relata a professora.

Entre os planos para o novo mandato, estão o de aperfeiçoar o acolhimento e o apoio aos novos alunos do instituto, visto os preocupantes índices de evasão na Universidade; avançar na política de atividades de extensão; e desenvolver os programas de pós-graduação, principalmente na Estatística e nas Ciência da Computação, aproveitando o exemplo da Matemática, nota máxima na avaliação dos cursos de pós-graduação da Capes.

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

O IE é um dos institutos mais antigos da Universidade. Ano passado, a unidade completou 45 anos de existência. Atualmente, ele congrega os departamentos de Matemática, Ciência da Computação e Estatística, além de ofertar disciplinas que atendem ao currículo de diversos outros cursos da UnB.