ÓRGÃOS COLEGIADOS

Administração apresenta balanço de ações para a área e se pronuncia em defesa da democracia no país

Foto: Júlio Minasi Secom/UnB

Representantes do Conselho Universitário (Consuni) se reuniram nessa sexta, dia 1º de abril, no auditório da Reitoria. Entre os destaques, temas como segurança no campus e defesa da democracia.

A diretora do Instituto de Ciências Biológicas (IB), Andrea Maranhão, agradeceu o apoio de professores e órgãos da Universidade, como a Diretoria de Segurança (Diseg) e o Centro de Apoio e Estudos Psicológicos (Caep), após a morte da estudante Louise, assassinada no início de março, e lembrou a existência de normas de segurança para acesso e uso dos laboratórios.

“Não foi por falta de segurança que perdemos dois alunos. Os estudantes que fazem pesquisa precisam ter acesso às dependências do IB. Não vamos abrir mão disso”, destacou.

Thérèse Hofmann, decana de Assuntos Comunitários, citou ações adotadas para reforçar a segurança na Universidade, como a reativação do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), a criação de número no Whatsapp para denúncias e do email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. para receber sugestões.

Segundo ela, serão oferecidas aulas de defesa pessoal para mulheres. Também estão previstas palestras e seminários sobre violência de gênero.

Professora Andréa Maranhão: "Os alunos precisam ter acesso aos laboratórios do IB". Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Durante a reunião, os membros do Conselho se posicionaram a favor da democracia e do cumprimento das leis frente à crise política no país.

O reitor Ivan Camargo informou que o relatório de gestão 2015 está disponível para consulta na internet.

VOTAÇÕES – O Consuni aprovou os projetos desenvolvidos na UnB com recursos da Fundação de Apoio à Pesquisa da Universidade Federal de Goiás (Funape/UFG).

A votação da reestruturação da BCE foi adiada para melhor discussão do tema. Maria Ângela Feitosa, decana de Gestão de Pessoas, pediu vistas do processo, que pode envolver criação e redistribuição de cargos e funções.

“A Biblioteca Central cresceu com o tempo e a sua nova estrutura precisa ser formalizada”, disse a diretora da Faculdade de Ciência da Informação (FCI), Elmira Simeão.

O diretor da Faculdade de Comunicação (FAC), Fernando Paulino, sugeriu análise de todos os órgãos complementares. “Não devemos nos ater às gratificações, mas já que isso foi colocado em pauta, seria interessante  fazer um levantamento de como elas estão distribuídas na Universidade”, apontou.