GESTÃO

Reitora esteve com o presidente da Casa solicitando recomposição do orçamento da fundação, que caiu de 2% para 0,5% da receita líquida local

"A pandemia evidenciou a importância do desenvolvimento científico para o Brasil, de modo que a redução do orçamento da FAP prejudica muito o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos pesquisadores", pontuou a reitora Márcia Abrahão. Foto: Djalma Cordeiro/CLDF

A reitora Márcia Abrahão esteve, nesta terça-feira (23), com o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Rafael Prudente, pedindo apoio do parlamentar para recompor o orçamento da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP-DF). Os recursos previstos anualmente para a fundação caíram de 2% para 0,5% da receita líquida do DF, ou de aproximadamente R$ 400 milhões para R$ 100 milhões. Somente a UnB tem projetos para 2021 que demandariam recursos da ordem de R$ 270 milhões.

"A pandemia evidenciou a importância do desenvolvimento científico para o Brasil, de modo que a redução do orçamento da FAP prejudica muito o trabalho que vem sendo desenvolvido por nossos pesquisadores", pontuou Márcia Abrahão.

Entre os projetos aguardando recursos para serem viabilizados, estão os de pesquisa, extensão e inovação de combate à covid-19. Há também propostas para a melhoria da infraestrutura laboratorial da Universidade e para a consolidação de centros de pesquisa de temas emergentes, como inteligência artificial e nanotecnologia.

"As agências de fomento reduziram drasticamente os recursos para apoio à ciência, ao mesmo tempo em que a infraestrutura de pesquisa vai ficando cada vez mais defasada", destacou a decana em exercício de Pesquisa e Inovação, Cláudia Amorim.

Também presente na reunião, o decano de Pós-Graduação, Lúcio Rennó, lembrou da importância dos recursos da FAP-DF para o financiamento de bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. "Sabemos que a fundação tem problemas estruturais para executar o orçamento e estamos dispostos a ajudar no que for possível, pois há uma enorme demanda", disse.

INTERLOCUÇÃO – O presidente da CLDF colocou-se à disposição da UnB. "Se vocês tiverem dificuldades orçamentárias para executar projetos, me comprometo a tentar resolver, em contato com a Secretaria de Economia", afirmou. Ele sugeriu que a Universidade aponte, em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, as propostas prioritárias para tentar garantir o orçamento.

Durante a conversa, ele também comprometeu-se a pautar a proposição de decreto legislativo que isente a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec), ligada à UnB, de pagamento do ICMS. O decreto em vigor vence no próximo mês e, sem essa isenção, a Finatec pode perder competitividade em relação a fundações de apoio de outros estados.

Outro assunto da conversa com Rafael Prudente foi a criação de um campus da Universidade no Paranoá, tema recentemente discutido em reuniões com o administrador regional e com integrantes de movimentos sociais da cidade. "Em todas as conversas que tive no Paranoá nos últimos seis anos, sempre aparece essa demanda", comentou.

A reitora frisou a importância da parceria interinstitucional para tirar um projeto como esse do papel. "Precisamos ter tudo muito bem articulado, principalmente com o Ministério da Educação, para ter professores e técnicos no novo campus, além de recursos garantidos para a manutenção", disse.