SOLENIDADE

Márcia Abrahão e Enrique Huelva foram reeleitos pela comunidade acadêmica em agosto. Ela também recebeu 96% dos votos no Consuni, em setembro

A gestora foi nomeada para mais um mandato à frente da UnB no último dia 20 de novembro, em decreto assinado pelo presidente da República. Imagem: Reprodução

 

No lugar de um auditório lotado e de abraços calorosos, uma cerimônia transmitida pelo YouTube. A pandemia, que há mais de oito meses modificou as rotinas da Universidade de Brasília, deu a cara da solenidade que marcou a recondução dos professores Márcia Abrahão e Enrique Huelva aos cargos de reitora e vice-reitor, respectivamente, nesta sexta-feira (27). A gestora foi nomeada para mais um mandato à frente da UnB no último dia 20 de novembro, em decreto assinado pelo presidente da República.

 

O termo de posse foi assinado pelos dois docentes e exibido ao público. Depois, ambos discursaram. A reitora agradeceu todas as pessoas da equipe de gestão, família, professores e ex-colegas que estiveram em sua trajetória na Universidade de Brasília. Fez um balanço dos primeiros quatro anos, enumerando conquistas acadêmicas e administrativas da instituição.

 

>> Leia também: Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

 

"A gestão da UnB, vocês sabem, não é simples. Envolve um passado fundado na ousadia, um presente de mais de 55 mil pessoas empenhadas em produzir conhecimento e um futuro no qual se vislumbra a certeza de que a UnB continuará proprietária de sua grandeza", disse ela.

 

Márcia também fez questão de agradecer o apoio recebido de autoridades e amigos de fora da comunidade da UnB, que integraram ampla mobilização por sua recondução. "A notícia da nomeação veio como alívio e reconhecimento do trabalho que fizemos e da importância da Universidade de Brasília para a sociedade", destacou. Ela mencionou, ainda, os desafios e perspectivas para os próximos quatro anos e reforçou o compromisso de seguir atuando para a excelência acadêmica, a gestão de qualidade e por uma Universidade cada vez mais humana.

 

>> Reitora Márcia Abrahão agradece à comunidade acadêmica por apoio para recondução ao cargo

 

O vice-reitor também falou sobre o futuro da instituição. Mencionou o paradoxo imposto pela pandemia à Universidade – que, local de encontros, agora vê sua comunidade "virtualizada". "A Universidade foi obrigada a se reinventar. E ela se reinventou. Com as dificuldades inerentes ao tamanho do desafio, mas também com criatividade, a dedicação incansável e o saber fazer dos nossos técnicos, discentes e docentes", afirmou.

 

Enrique destacou também a importância de instituições como a UnB para a formação de profissionais e cientistas, com qualidade, e para o desenvolvimento regional. Desafios associados à democratização do acesso ao ensino superior também foram abordados pelo vice-reitor. "Os desafios são muito complexos, mas está no DNA da nossa Universidade assumi-los com coragem e superá-los com excelência."

 

CELEBRAÇÃO – Diretores de unidades acadêmicas e administrativas e representantes de órgãos externos à UnB desejaram sucesso aos dois gestores por meio do chat do YouTube. "Parabéns, professora Márcia Abrahão Moura e professor Enrique Huelva. Será uma grande satisfação trabalhar mais quatro anos sob a liderança de vocês. Que este novo mandato seja tão exitoso quanto o primeiro", escreveu o diretor do Instituto de Química (IQ), Marcos Juliano Prauchner.

 

As reitorias da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Universidade Federal de Goiás (UFG) também enviaram votos de sucesso. "Parabenizo, em nome da Fiocruz, pela importante nomeação, com votos de que façam uma excelente gestão à frente desta grande e respeitada universidade", escreveu Fabiana Damásio, diretora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília.

 

Assista a íntegra da solenidade:

 

Leia também:

>> Universidade sediará primeira jornada nacional de educação quilombola

>> Secretaria de Meio Ambiente apresenta resultados ao Conselho de Administração

>> UnB promove a décima edição da Jornada Internacional de Gestão de Esportes

>> 28ª edição do Boletim Coes traz dados atualizados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> UnB tem 25 pesquisadores entre os mais influentes do mundo

>> Artistas apoiam mobilização da Universidade de Brasília por recursos contra a covid-19

>> Cerimônia de posse celebra nova direção do Centro de Excelência em Turismo (CET)

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.