SOLENIDADE

Ampliar o diálogo, promover a diversidade e a cidadania são algumas das ações pretendidas pela nova gestão

Recém empossada diretora do Centro de Excelência em Turismo (CET), a professora Marutschka Martini Moesch é a primeira mulher a ocupar o cargo na unidade. Imagem: Reprodução

  

Foi empossada a nova direção do Centro de Excelência em Turismo (CET) para o quadriênio de 2020-2024. A professora Marutschka Martini Moesch assume a direção do Centro e o docente Luiz Carlos Spiller Pena ocupa a vice-diretoria. A cerimônia, transmitida ao vivo no canal Extensão CET, no YouTube, marca um salto democrático da unidade com a atualização do regimento interno do CET. A solenidade ocorreu na última quarta-feira (19).

 

A mesa de honra foi composta pela reitora Márcia Abrahão, Marutschka Martini Moesch, Luiz Carlos Spiller Pena, o diretor do último quadriênio (2016-2020) Neio Lúcio de Oliveira Campos e a diretora substituta da gestão anterior Renata de Barros Pimentel. No evento, houve também presença de docentes, alunos e técnicos administrativos da unidade, além de familiares dos empossados.

 

A nova direção se compromete a exercer a gestão baseada na defesa de educação de qualidade e construção da cidadania, junto aos técnicos e discentes. Almejam também valorizar a diversidade e buscar recursos para qualificar os espaços de convivência e ampliar os laços de afeto, por meio da colaboração, confiança e respeito.

 

NOVIDADE – O antigo regimento da unidade não previa o cargo de vice-diretor. A mudança foi destacada por Spiller como um avanço para o desenvolvimento técnico e educativo da nova gestão do CET. Para o docente, o período é representado pela soma de alunos, técnicos e docentes empenhados na construção do bacharelado.

A reitora Márcia Abrahão ressaltou a importância de projetar Brasília no cenário nacional do turismo. Imagem: Reprodução

 

“Aqui existem dois aspectos importantes: a educação superior como bem público somada aos princípios da equidade e democratização. Assim, estou certo do que empreenderemos como servidores públicos: seguirá a qualidade pública e social, como sempre foi. Entendo que é nessa potência de somar que a professora Maru nos convida e nos inspira, no seu propósito de trabalho”, disse.

 

Em seu depoimento, Marutschka Moesch celebrou a transição de direção, realizada virtualmente, devido ao atual cenário de distanciamento social em decorrência do novo coronavírus. A diretora recém-empossada dedicou a nova empreitada a familiares, colegas de trabalho e amigos.

 

PROTAGONISMO FEMININO – Além disso, ela agradeceu ao ex-diretor, Neio Campos, pela excelência na condução das mudanças presentes no novo regimento do CET, chanceladas pela reitoria. Marutschka destacou o momento vivenciado pela sociedade, que urge pela ocupação de mulheres em cargos de liderança. A reitora Márcia Abrahão destacou que a solenidade marca a posse da primeira direção eleita presidida por uma mulher, em 22 anos de existência do CET. 

 

Segundo a reitora, uma das obrigações e desafios que o CET tem pela frente é estimular a sociedade brasileira a conhecer Brasília. “Eu tenho certeza de que a nova direção vem somar com a gente nesse compromisso com a sociedade e com a democracia no desenvolvimento do turismo como ciência no Brasil e no exterior”, afirma.

 

CERIMÔNIA – A técnica-administrativa Renata Pimentel, que foi diretora substituta na gestão anterior, ressaltou os aprendizados pessoais e profissionais ao ocupar a direção. Segundo ela, a gestão do professor Neio Campos foi marcada pelo reconhecimento, e pela promoção do sentimento de pertencimento e pela valorização profissional dos colaboradores da unidade, entendidos como servidores capazes de solucionar problemas e atribuir, de maneira proativa, eficiência ao funcionamento do CET.

 

“A sua comunicação, professor, sempre foi muito assertiva, transparente, direta e objetiva, e também de muita educação. Assim, criou relações de sucesso para uma equipe de excelência e referência”, declarou. Aos novos empossados, Renata desejou sucesso. “Tenho certeza de que será uma gestão de parceria e de grandes melhorias para o nosso Centro, além das que já foram conquistadas”, complementou.

Ex-diretor do CET, Neio Campos se emocionou ao compartilhar sua trajetória enquanto gestor da unidade. Imagem: Reprodução

 

HISTÓRIA – Em declaração emocionante, o ex-diretor do CET, Neio Campos, recordou sua solenidade de posse, ocorrida em 2009. O docente ressaltou a importância histórica de um professor negro ocupar a gestão da unidade, amparada na competência e responsabilidade. “Aos reitores entreguei, ao fim de cada gestão, um relatório com minhas atividades e agradecimentos por ocupar esse honroso cargo acadêmico, que é a gestão de uma unidade como a nossa”, afirmou.

 

Segundo ele, a construção do CET foi fundamentada em bases inovadoras, pelas quais promoveu a condição de primeiro centro complementar da Universidade a possuir um regimento interno próprio.

 

“Questionaram-nos se queríamos nos tornar um centro acadêmico, e decidimos que continuaríamos como um centro complementar, pois aqui nós não fazemos apenas o trabalho acadêmico, mas temos a responsabilidade institucional de prestar cooperação técnica com a comunidade que nos abraça”, detalhou. “E digo, com muito orgulho, que os nossos projetos de cooperações técnicas abrangem todo o território brasileiro”, completou.

 

Para Neio Campos, o espaço do CET e as relações pessoais constituídas nele são o maior legado deixado à nova gestão. Destacou também a relevância da vice-direção representada pelo primeiro professor concursado diretamente para a unidade. “Eu tenho certeza de que o CET está em boas mãos. Meu coração está cheio de alegria e me sinto realizado por estar aqui passando o bastão para meus queridos colegas e amigos. Axé”, celebrou.

 

Confira a cerimônia da posse:

 

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB 

 

Leia também:

>> Em webinário, DPI lança portfólio e painéis com dados sobre infraestrutura de pesquisa e inovação da UnB

>> Ciclo de webinários sobre internacionalização termina nesta quarta-feira (25)

>> Cientista político e cofundador do Ceam, Nielsen de Paula Pires é novo emérito da UnB

>> Tutores oferecem suporte para andamento do semestre letivo na Universidade de Brasília

>> Conselho Universitário celebra recondução de reitora da Universidade de Brasília

>> Maria Lucia Pinto Leal é a mais nova professora emérita da Universidade de Brasília

>> Nova direção da Faculdade UnB Planaltina toma posse

>> Reitora Márcia Abrahão agradece à comunidade acadêmica por apoio para recondução ao cargo

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Congresso de Iniciação Científica tem edição totalmente virtual

>> UnB firma parceria com Banco do Brasil para inclusão digital de estudantes

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.