SOLENIDADE

Gestão, que busca ampliar o diálogo junto à comunidade, ficará à frente da FUP no próximo quadriênio (2020-2024)

Cerimônia de posse foi virtual. Reitora Marcia Abrahão e ex-diretor Marcelo Bizerril desejaram aos empossados sucesso no mandato. Imagem: Reprodução

 

Os professores Reinaldo Miranda Filho e Cynthia Oliveira tomaram posse, em cerimônia virtual nesta quarta-feira (18), como diretor e vice-diretora da Faculdade UnB Planaltina (FUP). Eleita para um mandato de quatro anos (2020-2024), a chapa dos docentes tem como eixos prioritários diálogo com a comunidade; interação entre processos acadêmicos e pedagógicos; promoção da qualidade de vida; sustentabilidade e desenvolvimento da comunidade da FUP; além da valorização à diversidade, inclusão e internacionalização.

 

Durante a solenidade, transmitida pelo canal da UnBTV no YouTube, a comunidade acadêmica registrou comentários de agradecimento ao ex-diretor, professor Marcelo Bizerril, e desejou sucesso aos novos gestores na continuidade dos trabalhos. O novo diretor da FUP, Reinaldo Miranda Filho, foi vice-diretor na gestão passada.

 

"Foi um período de grande aprendizado e, acredito que, de modernização para o campus", avalia Bizerril sobre o mandato anterior. Além de desejar sucesso à Miranda Filho e agradecê-lo pela parceria, ele reconheceu o conjunto de trabalhadores e trabalhadoras do campus e de servidores essenciais para o desenvolvimento das atividades administrativas que se aposentaram em 2020, mesmo ano em que foram agraciados com o título de Prata da Casa.

Nova direção, composta por Reinaldo Miranda Filho e Cynthia Oliveira, está comprometida com uma gestão que valorize a construção coletiva. Imagem: Reprodução

 

Professora da FUP há quase dez anos, Cynthia Oliveira sente-se honrada pela confiança da comunidade acadêmica e acredita que suas experiências como docente no campus foram marcadas pelo trabalho colaborativo e solidário, "sempre muito respeitoso, comprometido e com forte responsabilidade social".

 

"Com a certeza de que o caminho será permeado por essas mesmas características, apresento-me para as funções [de vice-diretora]. Tenho muito orgulho de ser FUP e UnB", declarou.

 

Já Reinaldo Miranda Filho destacou, em seu discurso de posse, o papel dos colaboradores e estudantes para a instituição, pedindo que se sentissem abraçados neste momento de distanciamento social. O novo diretor lembrou ainda a importância da defesa da universidade pública e de qualidade, construída coletivamente, e reforçou que sua atuação será pautada por "uma educação livre, libertadora e emancipatória, construindo conhecimento científico com interdisciplinaridade".

 

Os empossados agradeceram também às suas famílias por serem compreensivas no tocante à dedicação que as funções de gestão exigem. A reitora Márcia Abrahão desejou sucesso aos gestores eleitos e destacou a continuidade do trabalho feito por Bizerril. "Acredito que a formação de vocês, que vêm de diferentes áreas, será benéfica para a UnB, assim como somos o professor Enrique e eu", lembrou, referindo-se às áreas de formação complementares dela e do vice-reitor Enrique Huelva.

 

PERFIS – Novo diretor da FUP, o professor Reinaldo José de Miranda Filho é engenheiro agrônomo formado pela UnB e doutor em Fitopatologia com a tese Etiologia, Epidemiologia e Fisiologia da Murcha de Curtobacterium. Atua, principalmente, em temas ligados ao controle de doenças em plantas cultivadas; à exploração de sistemas produtivos vegetais e seus impactos socioambientais, à luz do novo Código Florestal brasileiro; ao cadastro ambiental rural; a projetos de regularização ambiental; ao diagnóstico de sistemas agropecuários; à assistência técnica e inovação no semiárido; e à regularização fundiária e agrária.

 

Cynthia Bisinoto Evangelista de Oliveira, nova vice-diretora, é psicóloga e doutora em Processos de Desenvolvimento Humano e Saúde. Seu doutorado, realizado na UnB, teve período sanduíche na Universidade do Minho, em Portugal, e resultou na tese A atuação da Psicologia Escolar na Educação Superior: proposta para os Serviços de Psicologia. As principais áreas de interesse em que atua são: desenvolvimento humano; formação profissional; socioeducação; atuação em equipes multidisciplinares; educação superior; e psicologia escolar.

 

Confira a cerimônia de posse da nova direção da FUP:

 

Leia também:

>> Com criatividade e inovação, docentes reinventam ensino e pesquisa na pandemia

>> Congresso de Iniciação Científica tem edição totalmente virtual

>> UnB firma parceria com Banco do Brasil para inclusão digital de estudantes

>> 27ª edição do Boletim Coes apresenta novos dados da pandemia de covid-19 no Brasil e no mundo

>> Maria Auxiliadora César recebe título de professora emérita

>> Cursos de pós-graduação lato sensu já têm acesso ao SIGAA

>> Iniciativa de docentes e estudantes traz retrato inédito do Departamento de Administração

>> UnB dá início ao biênio 2020-2022 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

>> Professoras em licença-maternidade terão prazo maior para credenciamento e recredenciamento na pós

>> Relatório apresenta resultado de autoavaliação da Universidade de Brasília em 2019

>> Especialização da UnB leva conteúdo científico a estudantes da educação básica do DF durante a pandemia

>> Reitora da UFRJ visita espaço de inteligência de combate à covid-19

>> DPG realiza ciclo de webinários sobre Capes PrInt

>> Em disciplina integrada à pesquisa contra covid-19, estudantes monitoram casos da doença no DF

>> Critérios para participar de testes da vacina chinesa no HUB são ampliados

>> Campanhas de solidariedade da UnB continuam contando com você

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia de covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19   

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.