TECNOLOGIA

Cerca de 20% dos estudantes ainda não começaram a aproveitar os benefícios do Office 365

Plataforma Office 365, disponível para estudantes, docentes e técnicos administrativos da UnB, oferece quase 30 programas para uso em nuvem. Imagem: Reprodução

 

A UnB disponibiliza e-mails institucionais que dão acesso à plataforma Office 365, que congrega ferramentas capazes de facilitar as atividades remotas em curso na Universidade, em conformidade com o plano de retomada do Comitê de Coordenação de Acompanhamento das Ações de Recuperação (CCAR). A implantação do acesso à suíte de aplicativos se deu de forma escalonada na instituição: há quase um ano, desde outubro de 2019, estudantes já têm acesso à plataforma; docentes e técnicos desde março e maio de 2020, respectivamente. 

 

Apesar disso, segundo levantamento realizado pela Secretaria de Tecnologia da Informação (STI/UnB), pouco mais de 5% dos docentes e quase 22% dos estudantes ainda não usufruem dos benefícios trazidos pelo Office 365. Entre os técnicos, quase 99% já utilizam o novo sistema em suas atividades remotas.

 

O login do e-mail institucional via Office 365 abre a possibilidade de uso dos quase 30 programas oferecidos por acordo firmado entre Microsoft e a UnB, sem ônus para a Universidade. 

 

CARDÁPIO DE FERRAMENTAS – Uma vez feito o login pelo endereço Office.com, o usuário tem acesso à aplicativos como o Outlook, que abriga o e-mail institucional e tem espaço de armazenamento de 50 GB, o OneDrive (com 1 TB para armazenamento de arquivos na nuvem) e o Teams (para videoconferências). Os já conhecidos Word, Excel e PowerPoint também estão disponíveis. Tudo é feito pelo navegador da internet e está acessível por computador, celular ou tablet de todos aqueles que possuem uma conta de e-mail institucional. É possível conhecer todos os aplicativos disponíveis na página da STI sobre o Office 365.

 

A equipe da STI trabalhou intensamente para tornar esse acordo uma realidade. "Esperamos que os usuários aproveitem tudo o que a plataforma tem a oferecer e que isso seja ainda mais valioso durante o período de atividades remotas", afirma Marcus Jorge, coordenador do Suporte Especializado da STI. A servidora Marília de Moraes, editora de publicações da Editora UnB, tem utilizado o Office nas atividades cotidianas. "Achei o layout do Outlook mais intuitivo de ser usado. A interação do Teams com o Outlook, como os lembretes de reunião, também são muito úteis", opina.

 

COMO POSSO TER ACESSO? Para acessar todos os benefícios da plataforma – que podem ser úteis para reuniões, aulas, edição de arquivos de texto, armazenamento, entre outros usos –, o usuário deve digitar o endereço office.com em seu navegador. Docentes e técnicos devem usar no login o endereço Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e senha. Já estudantes da graduação devem fazer login com número de matrícula: matríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e senha. Estudantes da pós-graduação têm acesso à plataforma utilizando o seu login (matríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) e sua senha do Matrícula Web.

 

>> Leia mais: Estudante, tire aqui suas dúvidas sobre acesso ao SIGAA e ao Office 365

 

Caso o usuário não lembre de sua senha, a alteração ou a recuperação podem ser feitas por meio do acesso ao Portal SIG. Nesse caso, é necessário pedir uma nova senha. A partir daí, as senhas serão unificadas e o e-mail institucional deverá ser acessado com a senha cadastrada no SIG. A recuperação da senha é diferente no caso de estudantes de pós-graduação que ainda não foram migrados para o Portal SIG. Nessa situação, o discente deve acessar o Portal do Aluno de pós-graduação e lá solicitar a troca por meio do menu Alterar senha, em caso de esquecimento ou Solicitar Senha/Alias, quando for o primeiro acesso.

 

Ainda tem dúvidas? Acesse o FAQ para docentes ou técnicos administrativos aqui. Ou o FAQ para estudantes aqui.

 

Leia também:

>> Com retomada do semestre letivo, DEG orienta comunidade

>> Disciplinas colocam estudantes da UnB em contato com pesquisas sobre covid-19 

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa avalia impactos econômico e social da pandemia no setor de alimentação

>> Webinário apresenta à sociedade projetos de combate à covid-19

>> Copei divulga orientações para trabalho em laboratórios da UnB durante a pandemia da covid-19

>> Coes publica cartilha com orientações em caso de contágio pelo novo coronavírus

>> UnB executa projeto piloto para implantação de app da OMS no acompanhamento de saúde na pandemia

>> Pesquisa do HUB avalia saúde mental de residentes durante a pandemia

>> UnB cria fundo para doações de combate à covid-19 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.

Palavras-chave