CICLO DE DEBATES

Historiadora Lilia Schwarcz e cientista político Leonardo Avritzer analisam cenários da atualidade em evento transmitido no canal da UnBTV no YouTube

Acontece nesta sexta-feira (24), às 16h, o quarto webinário do ciclo de debates O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência. O ciclo é organizado pelo Gabinete da Reitoria (GRE), em parceria com a Editora UnB (EDU). O tema dessa vez é Democracia, liberdades e a (re)emergência do autoritarismo.

Os debatedores serão a historiadora e professora da Universidade de São Paulo (USP) Lilia Schwarcz e o cientista político e professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leonardo Avritzer. Liziane Guazina, professora da Faculdade de Comunicação (FAC) da UnB, faz a mediação. A participação é livre e gratuita. O evento será transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube.

A historiadora Lilia Schwarcz participa de debate promovido pela UnB sobre o mundo pós-pandemia. Foto: Renato Parada

PARTICIPANTES – Lilia Schwarcz é historiadora renomada, docente da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Atua como curadora do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e é uma das fundadoras da editora Companhia das Letras. Seu livro mais recente é Sobre o autoritarismo, de 2019. Duas décadas antes, recebeu o prêmio Jabuti pela obra As barbas do imperador.

Sociólogo e cientista político, Leonardo Avritzer é professor do Departamento de Ciência Política da UFMG e lançou em 2019 o livro O pêndulo da democracia, no qual analisa a estrutura política do país e o apreço inconstante da sociedade pelo modelo democrático no Brasil.

Motivados por recentes alertas de grupos civis a ameaças contra a democracia e por onda de difusão de informações falsas em meio à pandemia, os debatedores pretendem colaborar com o pensamento crítico sobre como o cenário atual pode contribuir para uma maior conscientização das pessoas contra o autoritarismo e os ataques a liberdades.

CICLO – Este é o quarto webinário promovido pelo ciclo de debates on-line O futuro em tempos de pandemia: vida, sociedade e ciência, que tem o objetivo de estimular diálogos aprofundados sobre as consequências do avanço da covid-19 em nível global e sobre as perspectivas para o futuro pós-pandemia. Pesquisadores e pensadores de diferentes instituições participam da série de discussões, que também foca a interlocução entre as várias áreas do conhecimento.

Professor Leonardo Avritzer é convidado no quarto webinário do ciclo de debates da UnB sobre o mundo depois da covid-19. Foto: Jornal GGN

Para complementar os debates virtuais, publicações trarão à tona os temas em voga, de forma mais abrangente. Os palestrantes de cada edição são convidados a enviar um resumo expandido sobre os assuntos abordados durante a atividade para disponibilização no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). Posteriormente, os textos serão ampliados e compilados em um ebook com acesso aberto, que será publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

Toda a comunidade está convidada a participar, clicando no link do canal da UnBTV no YouTube no dia e hora marcados para o webinário.

SERVIÇO – Quarto webinário: Democracia, liberdades e a (re)emergência do autoritarismo, 24 de julho, às 16h
Participantes: Lilia Schwarcz – USP e Leonardo Avritzer – UFMG
Mediação: Liziane Guazina – Faculdade de Comunicação da UnB
Canal da UnBTV no YouTube: www.youtube.com/unbtv