CICLO DE DEBATES

Dedicado a pensar o aprofundamento das desigualdades, debate será transmitido no canal da UnBTV no YouTube. Participação é livre

Webinário é de acesso gratuito. Participe! Arte: Francisco George Lopes/Secom UnB

 

Acontece nesta quinta-feira (25), às 11h, o terceiro webinário do ciclo de debates O Futuro em Tempos de Pandemia: Vida, Sociedade e Ciência. O ciclo é organizado pelo Gabinete da Reitoria (GRE), em parceria com a Editora UnB (EDU).

O economista Marcelo Medeiros participa de debate promovido pela UnB sobre o mundo pós-pandemia. Foto: Divulgação

 

O tema dessa vez é Pandemia, Desigualdades e Novos Rumos para a Economia. Os debatedores serão o professor da Universidade Princeton Marcelo Medeiros e o jornalista Antônio Martins, editor do site Outras Palavras. Kelly Silva, professora do Departamento de Antropologia (DAN) da UnB, faz a mediação. A participação é livre e gratuita. O evento será transmitido pelo canal da UnBTV no YouTube.

 

PARTICIPANTES – Marcelo Medeiros tem formação em sociologia e economia. Deu aulas na UnB e atualmente é professor visitante na Universidade Princeton, nos Estados Unidos. Realiza estudos no campo da desigualdade social e é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

 

Jornalista e editor do site de jornalismo de profundidade Outras Palavras, Antônio Martins foi fundador da edição brasileira do Le Monde Diplomatique, participou da construção de outras iniciativas de mídia livre e foi membro do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

 

Ambos pretendem colaborar com o pensamento crítico a respeito do modo como a pandemia da covid-19 expõe e agrava as profundas desigualdades existentes no Brasil, atingindo severamente as parcelas mais pobres e vulneráveis da sociedade brasileira.

Jornalista Antônio Martins é convidado no terceiro webinário do ciclo de debates da UnB sobre o mundo depois da covid-19. Foto: Divulgação

  

O CICLO – Este é o terceiro webinário promovido no âmbito do ciclo de debates on-line O Futuro em Tempos de Pandemia: Vida, Sociedade e Ciência, que visa estimular diálogos aprofundados sobre as consequências do avanço da covid-19 em nível global e as perspectivas para o futuro pós-pandemia. Pesquisadores e pensadores de diferentes instituições participam da série de discussões, também focadas na interlocução entre as várias áreas do conhecimento.

 

Para complementar os debates virtuais, publicações trarão à tona os temas em voga, de forma mais abrangente. Os palestrantes de cada edição são convidados a enviar um resumo expandido sobre os assuntos abordados durante a atividade para disponibilização no Portal de Conferências da Biblioteca Central (BCE). Posteriormente, os textos serão ampliados e compilados em um ebook com acesso aberto, que será publicado com o selo UnB Livre – resultado de uma parceria entre a Editora UnB e a BCE.

 

Toda a comunidade está convidada a participar, clicando no link do canal da UnBTV no YouTube no dia e hora marcados para o webinário.

 

SERVIÇO – Terceiro webinário: Pandemia, Desigualdades e Novos Rumos para a Economia, 25 de junho, às 11h
Participantes: Marcelo Medeiros - Princeton University e Antônio Martins - Outras Palavras
Mediação: Kelly Silva - Departamento de Antropologia da UnB
Canal da UnBTV no YouTube: www.youtube.com/unbtv

 

Edições anteriores:
>> Pesquisadores discutem soluções à saúde global e aos desafios trabalhistas em meio à pandemia
>> Webinário promovido pela UnB debateu sobre as universidades no pós-pandemia 

 

Leia mais:

>> Projeto da UnB entrega cartas solidárias a profissionais do Samu

>> HUB adota medidas para proteção dos trabalhadores

>> Webinário discute racismo estrutural pela ótica da geopolítica

>> Pesquisa da UnB analisa influências da pandemia nos planos de viagens dos brasileiros

>> Pesquisa mapeia condições de trabalho remoto de técnicos administrativos

>> Estudantes terão apoio institucional para eventual retorno às atividades acadêmicas em modo remoto

>> Estudo analisa a qualidade de vida de recuperados da covid-19

>> Engajamento em app de saúde pode conceder quatro créditos a estudantes da graduação

>> Pesquisa da UnB mapeia manifestações neurológicas associadas ao Sars-CoV2

>> Pesquisa para planejar retomada do calendário acadêmico da UnB está no ar

>> UnB oferece assistência a pais da comunidade universitária durante isolamento social

>> UnB lança edital de fluxo contínuo para projetos voltados ao combate da covid-19

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão  

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.