UnB: 58 ANOS DE HISTÓRIAS

Números do estudo serão apresentados em uma live na próxima terça-feira, 28 de abril, com transmissão pela UnBTV

Transmissão terá a participação da reitora Márcia Abrahão e da doutoranda Maria Carolina Correia Marques, que integrou a equipe responsável pela pesquisa. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

A Universidade de Brasília vai lançar o resultado de uma pesquisa sobre os impactos econômicos da instituição no DF e no Brasil, como parte das celebrações pelo aniversário da UnB e de Brasília. Os números, inéditos, serão apresentados em uma live prevista para a próxima terça-feira, 28 de abril, às 11h, com transmissão pela UnBTV.

Entre os dados a serem revelados, estão a geração de empregos ligados à presença da Universidade na região e o impacto dela para o PIB local e nacional. Também há um raio-X sobre o gasto médio de estudantes que vêm de fora do DF (cerca de 36%, entre os matriculados na graduação e na pós-graduação).

A live terá a participação da reitora Márcia Abrahão e da doutoranda Maria Carolina Correia Marques, que integrou a equipe responsável pela pesquisa. "O estudo foi feito a pedido do DPO [Decanato de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional], para que pudéssemos mensurar o quanto a UnB contribui para a arrecadação de impostos e para a geração de empregos. São dados muito significativos", comenta a reitora. No Brasil, há poucas pesquisas com esse foco quanto à presença de universidades nos territórios.

"O estudo permite avaliar o impacto da Universidade além dos benefícios do ensino e da pesquisa, mas também como um organismo que atrai consumo e investimento para o Distrito Federal", reforça Maria Carolina, aluna do doutorado em Economia Aplicada, na Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão de Políticas Públicas (Face/UnB). Além dela e da orientadora, professora Milene Takasago, o levantamento teve a participação do professor Moisés Vassallo, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).

SERVIÇO

O que: live de lançamento da pesquisa Impacto Econômico da UnB no Distrito Federal e no Brasil
Quando: terça-feira, 28/4, às 11h
Onde: UnBTV