UnB: 58 ANOS DE HISTÓRIAS

Nem mesmo o clima de isolamento social impediu as demonstrações de afeto

 

Dezenas enviaram vídeo declarando amor à UnB. Reprodução: UnBTV

 

Para comemorar os 58 anos da Universidade de Brasília, professores, estudantes, egressos e técnicos da instituição fizeram um abraço virtual, por meio de vídeos, transmitidos pela UnBTV. A ação faz parte da campanha institucional: UnB no coração de Brasília

 

Nos vídeos, a comunidade expressa os valores construídos dentro da Universidade e enumera os motivos pelos quais sentem orgulho de integrar a história da instituição, que aniversariou na terça-feira (21).

 

As saudações à aniversariante relembram uma história repleta de pioneirismo. Em que os esforços pela inclusão social ou compromisso com a ciência e com o desenvolvimento da sociedade brasileira deixam um pouco dos idealizadores, Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira, eternizados em cada membro da instituição.

 

Dezenas enviaram vídeos com declarações de amor à Universidade, em resposta à pergunta: "Por que a UnB está no seu coração?". Confira:

 

"Porque em 1988, eu me apaixonei por esta instituição. Pela sua modernidade, pela sua abertura, por seu acolhimento. Eu amo a UnB. Eu amo essa Universidade." - Cynthia Kyaw, professora.

 

"A UnB está no meu coração por ser uma universidade renomada: uma das melhores universidades do país." - Jacquiline Silva, estudante.

 

"Nesse dia de abraço virtual, eu venho aqui deixar meu registro de agradecimento, de acolhimento e de consideração com a nossa universidade pública. Um celeiro de produção, de ciência e de conhecimento." - Ilka Teodoro, mestranda.

 

"A UnB preza pelo conhecimento, pela qualidade do conhecimento, de uma forma que possa contemplar e envolver a todos. E o quanto ela é uma universidade agregadora." - Betinha, ex-servidora.

 

"A UnB foi protagonista na construção de uma nova área de produção de conhecimento pela elaboração de políticas públicas, que é a educação do campo." - Mônica Molina, professora.

Para a professora Denise Bontempo: "A UnB é gente. A UnB é diversidade. A UnB é cultura. É produção de conhecimento. A UnB é pesquisa. A UnB é ciência." Reprodução: UnBTV

 

"É o sonho de Darcy concretizado. É o lugar em que eu sempre quis estar. Não há pandemia que nos faça parar de amar, pesquisar e acreditar. A UnB é única, democrática e sempre esteve à frente das lutas sociais. A UnB me enche os olhos e faz pulsar o meu coração." - Rose May Carneiro, professora.

 

"Na UnB, os meus horizontes se abriram. Foi lá que eu conheci meus melhores amigos e conheci o meu marido há 27 anos." - Adriana Magalhães, jornalista e ex-aluna.

 

"Ela me deu oportunidade e reconhecimento. E vínculos afetivos para a vida inteira." - Amanda Lucy, ex-aluna.

 

"Encontrei na UnB oportunidades e respostas profissionais, e também descobri que vale a pena compartilhar o conhecimento." - João Victor, ex-aluno.

 

"Grande parte do que eu sou construí nos seus gramados e espaços de convivência." - Stela Carmona, ex-aluna.

 

"É minha segunda casa. É lá que trabalho, lá que estudo. É uma instituição que contribui para a minha formação profissional e humana. Parabéns pelos seus 58 anos, UnB. Que você siga indispensável para a construção do futuro de Brasília e do Brasil." - Hugo Costa, servidor e aluno.

 

"A UnB me deu régua e compasso para sair no mundo. E ela mora no meu coração para sempre. E na minha vida para sempre." - Christina Velho, professora aposentada.

 

"Está no meu coração porque é aqui nesse universo que encontro diversidade, conhecimento. Um abraço virtual à grande UnB." - Janaína Soares, professora.

Para a estudante Ana Luiza Campos, a "UnB foi o lugar onde eu conheci a maioria dos meus melhores amigos. E porque é um lugar de resistência, conhecimento, ciência". Reprodução: UnBTV

 

"Faz parte da minha história. Ela se tornou uma extensão da minha casa e eu sempre me sinto muito feliz lá." - Eline Sandes, estudante.

 

"Foi lá que eu tive a chance de me ver como educadora também, além de artista e cantora. Muito obrigada, UnB" - Célia Porto, ex-aluna.

 

"Parabéns, UnB, pelos seus 58 anos de história e de compromisso social com Brasília e com a sociedade brasileira." - Dulce Filgueira, ex-aluna.

 

"Ela me deu régua e compasso. Ela me permitiu medir cada passo. Ela me deu ideias para ir para o espaço. Ela abriu minha cabeça, fundiu minha cuca, me deu muito axé, me deu mestres, mestras, colegas, irmãos de fé." - Sidarta Ribeiro, ex-aluno.

 

"Foi na UnB que eu fiz os meus mais antigos amigos e os mais recentes também. É aqui onde eu trabalho, onde eu me realizo, onde eu sonho." - Marcelo Bizerril, professor e diretor da Faculdade UnB Planaltina (FUP/UnB).

 

"Ela é minha segunda casa, minha família. Feliz aniversário, UnB! Te amo!" - Walyson, aluno.

 

"Eu faço questão que ela esteja no meu dia a dia e que me alimente de alegrias e sentidos para a vida." - Kadidja Valéria, aluna.

 

"Vida longa à Universidade de Brasília, por tudo que ela abraça, com seriedade, competência, humanidade e compromisso com a ciência e com a sociedade." - Ana Suelly Arruda, professora.

 

"Sempre com projetos de vanguarda, sempre em prol da comunidade, da emancipação do ser humano, do progresso social, ético e moral." - Leda Fiorentini, professora.

 

"Trabalho interdisciplinar é um dos fortes desta universidade pública, gratuita e de qualidade e internacionalmente reconhecida" - Frederico de Holanda, professor emérito da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU).

 

"É aqui que a gente constrói o conhecimento. É aqui que a gente faz arte, que a gente pesquisa. Em um espaço em que a gente está contribuindo para a sociedade, dentro da sociedade." - Maria Glória dos Reis, professora.

 

"Hoje, ela pulsa cada vez mais no meu coração. Sou e serei sempre UnB." - Nazareth Malcher, professora.

"E receba meu abraço, por ser essa Universidade tão criativa, dinâmica, eternamente jovem e disposta a enfrentar desafios. Que venham mais muitos anos de contribuições para a sociedade, através do nosso trabalho", declara a decana de Pesquisa e Inovação (DPI) Cláudia Amorim. Reprodução: UnBTV

 

"Eu tenho muito orgulho de dizer que pertenço à família Universidade de Brasília." - José Matias, professor.

 

"É orgulho passado de pais para filhos. E, para mim, a UnB é o primeiro amor: inesquecível." - Ana Suassuna, ex-aluna.

 

"Eu conheci pessoas incríveis, participei de projetos maravilhosos e tudo que envolve essa Universidade me dá muito orgulho." - Pedro Nascimento, aluno.

 

"38 anos de serviços, 38 anos de muito orgulho e de gratidão." - Sônia Ramos, ex-servidora.

 

"Gratidão, amor e orgulho de ser do time UnB." - Valeska Zanello, professora.

 

"A UnB está no meu coração, ela vive em mim." - Julliany Mucury, ex-aluna.

 

"A UnB está no meu coração porque a UnB é minha vida." - Uliana Ferlim, professora.

 

"UnB: humanidade, amor, progresso. Parabéns, UnB!" - Jandira Azevedo, estudante.

 

"Graças à UnB, eu sou quem eu sou hoje. Vida longa à UnB! Viva a universidade pública." - Rafael Gomes, aluno.

 

"Viva a UnB! E o Brasil que nasce a partir dessa Universidade." - Erika Bauer, professora.

 

"Parabéns, UnB!" - Giancarlo Santilli e Padlo Gessini, professores. 

 

"Um grande abraço, mesmo que agora virtual, na nossa comunidade. Feliz aniversário, UnB!" - Larissa Polejack, professora e diretora da Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC).

 

O servidor Magno Assis também celebrou a trajetória da Universidade, com divertida mímica (a partir do minuto 2:34):

Magno Assis resume o sentimento de amor que a comunidade tem pela UnB. Reprodução: UnBTV

 

 *estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

Leia mais:

>> Dirigindo pela escola da vida: experiências como motorista da Universidade

>> UnB, 58 anos depois 

>> Universidade sediou colégio de ensino médio nos anos 60

>> Unidas contra a Covid-19, UnB e Brasília celebram aniversário neste 21 de abril

>> Programação especial marcará aniversário da UnB e de Brasília

>> Em tempos de Covid-19, UnB comemora 58 anos com abraço virtual

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.