UnB: 58 ANOS DE HISTÓRIAS

Nívia Santos ingressou na UnB em 1979 e segue na ativa. Com filhos graduados na instituição, é moradora da Colina e, agora, se prepara para a aposentadoria

Nívia, logo após receber placa de homenagem pelos 40 anos de UnB na cerimônia Prata e Ouro da Casa, em dezembro de 2019. Foto: Audrey Luiza/Secom UnB. Arte: George Lopes/Secom UnB.

 

“Brasília era recém-criada, não sabia muito como seria minha vinda para cá. Fui conhecendo a cidade, gostei e fiquei. Em 1979, teve uma seleção para UnB; fiz, passei e vim trabalhar aqui. Está sendo uma experiência muito boa até hoje, adoro a UnB e está difícil sair. Não sei quando vou sair.”

 

O depoimento é de Nívia Eulália Santos, que veio da mineira Itabiritu para a capital do país em 1976 e há 40 anos se dedica ao dia a dia da Universidade de Brasília. Passou pelo prédio da Reitoria, da Editora UnB, da Faculdade de Ciências da Saúde – onde trabalha até os tempos atuais no atendimento a estudantes de medicina, principalmente sobre questões de matrícula e de internato.

 

“Tenho relacionamento muito bom com todos, sempre tive grandes amigos; uns se aposentaram, outros ainda estão aí. Nunca tive problema sério com ninguém, não guardo raiva nem mágoa de ninguém”, conta a servidora.

 

Ela lembra que quando chegou à Universidade de Brasília, havia menos cursos e poucos prédios. “A UnB era bem menor, com menos funcionários e menos construções. De lá para cá, cresceu muito. Vi tudo isso crescendo. Melhorou, porque abriu vários cursos, dando oportunidade a mais pessoas de estudarem aqui. É uma universidade sempre à frente de seu tempo, com a qualidade de suas pesquisas, com os programas de cotas. Abre oportunidade para muitas pessoas que antes não tinham perspectiva”, avalia.

 

“A UnB foi crescendo a passos largos, hoje a infraestrutura está razoável, mas ainda precisa muito de recursos e não tem. A tendência é ainda crescer muito. E a esperança é que dias melhores virão. Com certeza virão”, acredita a servidora, de 70 anos de idade.

 

Moradora da Colina, ali ela criou os dois filhos, que estudaram e se formaram na Universidade. Fábio, o mais velho, tem 31 anos, graduou-se em Geofísica e hoje segue como mestrando no Instituto de Geociências. Trabalha diretamente com o professor José Eduardo Soares no Laboratório de Estudos da Litosfera (Lablitos). Tatiana, de 28 anos, escolheu o curso de Estatística e, ao concluir, seguiu pela iniciativa privada. “Os dois estão muito bem encaminhados e também gostam muito da UnB”, conta a mãe, orgulhosa.

Nívia (à direita) criou os dois filhos, Fábio e Tatiana, na Colina. Ambos estudaram e se graduaram na UnB. Foto: arquivo pessoal. Arte: George Lopes/Secom UnB.

 

A paz que reina na Colina e a perfeita harmonia com os vizinhos a faz comparar a área residencial da Universidade a um local de descanso e relaxamento. “Morar aqui é muito bom. Parece que a gente mora numa fazenda, de tão silenciosa que é. É muito tranquila, o ambiente é muito bom. Não ouvimos falar em assaltos, em brigas; se tem, eu desconheço”, relata.

 

“Morar na Universidade facilita bastante minha relação com a instituição. Nem sempre preciso de carro, posso ir a pé numa boa, chego rápido. É como diz o slogan: 'UnB, sua linda'. E é mesmo!”, afirma Nívia, em referência à campanha institucional da UnB em 2019.

 

HOMENAGENS – Com tantos anos de serviço em uma só instituição, Nívia Eulália Santos, por duas vezes, foi homenageada pela Universidade de Brasília: na cerimônia Prata da Casa, quando completou 25 anos da UnB, e na Prata e Ouro da Casa, quando somou 40 anos de contribuição.

 

“As duas para mim foram surpresa. Na primeira, de 25 anos, jamais imaginei que estaria com a turma de homenageados. Foi muito bonita. Homenagem é sempre muita emoção. Na de 40 anos, a surpresa foi maior, porque foi uma das primeiras homenagens a servidores com 40 anos de UnB. Foi na Casa do Professor, bem emocionante, fiquei muito feliz. No final, ainda fui escolhida na hora pra falar e a emoção veio com tudo. Foi bem interessante”, relembra, comovida.

 

“Foi muito, muito, muito gratificante. Sinceramente: não foi em vão estar na UnB há 40 anos. Pena que não dá pra ficar mais, até porque a idade não permite. Mas se eu tivesse que trabalhar mais tempo, ficaria, com muito prazer e com muito orgulho. Tenho orgulho de ser UnB”, afirma Nívia, que compara a UnB a um filho.

 

“Não tem um ditado que diz assim: eu falo do meu filho, mas não quero que ninguém fale? Assim é meu conceito com relação à UnB. Sei que tem altos e baixos, às vezes a gente fica contrariado; mas não quero, em momento algum, que alguém que não tem vínculo algum com a instituição chegue pra mim pra falar mal. 

UnB convida comunidade para Abraço Virtual e outras comemorações a distância neste 21 de abril de 2020. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

ANIVERSÁRIO DA UnB – Se o período atual não fosse de isolamento social devido à pandemia de Covid-19, Nívia Santos garante que iria dar um abraço presencialmente na UnB neste 21 de abril, em comemoração aos seus 58 anos de existência.

 

“A UnB é tudo pra mim. Gosto muito. Tenho orgulho de ser UnB, por isso essa minha dificuldade em sair daqui. Não me vejo fora dela, mas preciso sair. Chega um ponto na vida da gente que a gente precisa sair, descansar, curtir família”, admite.

 

Como a determinação do Ato da Reitoria nº 0419/2020 é que atividades da instituição sigam por meio de trabalho remoto, os abraços dos admiradores da Universidade terão de ser virtuais, desta vez.

 

COMEMORAÇÕES – As celebrações começam na próxima terça-feira (21), com um Abraço Virtual. As redes oficiais da UnB e a UnB TV divulgarão, a partir deste dia, vídeos com declarações de amor à Universidade. A comunidade está convidada a gravar mensagens em vídeos de até 20 segundos respondendo à pergunta: "Por que a UnB está no seu coração?"


>> Veja como enviar seu vídeo! 

 

Na quarta-feira (22), às 15h, será realizada uma sessão comemorativa on-line da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília – grupo formado por membros da comunidade acadêmica e representantes de entidades da sociedade civil, criado para discutir a UnB, a cidade e a relação entre ambas.

 

Na ocasião, está prevista uma apresentação cultural, além de falas sobre a atuação da UnB no combate à Covid-19 e homenagens de representantes das instituições com assento na comissão.

 

A comemoração continua na sexta-feira (24) com a sessão especial do Conselho Universitário (Consuni) em que o colegiado vai elaborar uma carta da Universidade para Brasília.

 

Já no dia 28 de abril, às 11h, haverá o lançamento, por meio de transmissão ao vivo, da plataforma on-line UnB Pesquisa, que vai permitir a busca rápida por cientistas da Universidade e suas especialidades. Participarão da live a reitora e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

 

Confira a programação de aniversário e participe!
21/4 Abraço virtual à UnB
22/4, às 15h Sessão comemorativa da Comissão UnB nos 60 anos de Brasília
24/4, às 14h30 Sessão solene do Consuni em homenagem ao aniversário da cidade e da UnB
28/4, às 11h Live de lançamento da pesquisa Impacto Econômico da UnB no Distrito Federal e no Brasil (transmissão pelo canal da UnBTV no YouTube)

 

Leia mais: 

>> Programação especial marcará aniversário da UnB e de Brasília

>> Em tempos de Covid-19, UnB comemora 58 anos com abraço virtual

>> UnB mantém, em modo remoto, atividades administrativas, pesquisas e iniciativas de extensão

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.